top of page

Qual a importância de separar o lixo no momento do descarte?

Aquecimento global, qualidade de vida e preservação do meio ambiente tem a ver com a separação do lixo. Entenda como esses fatores estão relacionados.

separar o lixo descarte resíduos
Separar o lixo ajuda a preservar o meio ambiente e otimiza os resíduos | Foto: Canva Pro

Separar o lixo é uma coisa que você deve ter aprendido lá na escola, provavelmente no ensino fundamental. No entanto, muitas pessoas até hoje ainda não entenderam qual a importância dessa atitude de reciclagem. E é isso que viemos te explicar hoje.


Atualmente o mundo produz em torno de 2 bilhões de toneladas de lixo anualmente. O Brasil é o 4º país que mais produz lixo, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Índia. Nesse sentido, são mais de 80 milhões de toneladas por ano, equivalendo à média de um quilograma de lixo por brasileiro.


Algumas estatísticas ainda apontam que esse volume de lixo deve dobrar até 2025. Ou seja, podemos chegar a um total de mais de 160 milhões de toneladas, só no Brasil.


É muita coisa, não é mesmo? Então imagine para onde iria toda essa quantidade se não houvesse a separação do lixo e a reciclagem? Sendo assim, separar o lixo é uma ótima forma de otimizar o descarte de resíduos. Confira qual a importância no post de hoje.


Preservação do meio ambiente


O principal aspecto resultante da separação do lixo corretamente é a preservação do meio ambiente. É uma lógica muito simples: menores quantidades de lixo disponíveis na natureza, menores os danos ambientais.


Ou seja, a reciclagem e a separação ideal do lixo evita que ele seja descartado próximo a lençóis freáticos e de modo irregular. Assim, ele não polui a água, a atmosfera e também não provoca enchentes, pelo entupimento dos bueiros nas ruas.


Reduz os efeitos do aquecimento global


O lixo descartado da forma incorreta e em grandes locais à céu aberto contribui para emissão de gases tóxicos e podem contribuir para o efeito estufa. Ou seja, se você evita a geração desses resíduos, esses gases também tem menores chances de serem produzidos.


Dessa forma, separar o lixo reduz o volume direcionado para esses locais. O acúmulo de grandes quantidades de material orgânico e reciclado a céu aberto é reduzido, diminuindo os gases. Com a menor produção de gases na atmosfera, menores os efeitos do aquecimento global.


Geração de renda para pequenos recicladores


separar lixo descarte correto
Pequenos recicladores aumentam a renda com a coleta de resíduos recicláveis | Fonte: Canva Pro

Outra ótima justificativa para separar o lixo no momento do descarte é que você consegue ajudar a melhorar a renda de pequenos recicladores. Os lixos recicláveis são coletados por eles e conduzidos até um depósito que realiza a reciclagem.


Em troca dessa coleta e da "venda" dos recicláveis, eles recebem um valor em dinheiro. Assim, você também contribui para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e uma renda digna.


Como separar o lixo no momento do descarte


Agora que você já sabe qual a importância de separar o lixo, precisa saber como separar corretamente. Nesse sentido, separamos algumas dicas que vão ser uma "mão na roda". Confira:


  1. Selecione os resíduos que podem ser reciclados como plástico, papel, vidro e metal;

  2. Higienize adequadamente esses materiais com água e sabão;

  3. Deixe os materiais secarem completamente;

  4. Separe em sacos ou caixas para ser levado pela coleta seletiva;

  5. Se informe sobre os dias de atendimento da coleta seletiva no seu bairro ou tenha contato com pequenos recicladores;

  6. Coloque o material para ser coletado por essas pessoas nos dias certos.


Não podemos mudar o mundo sozinhos, mas, se cada um fizer a sua parte, logo teremos uma legião de pessoas buscando separar o lixo durante o descarte. Assim preservamos o meio ambiente, evitamos os danos do aquecimento global e ainda oferecemos qualidade de vida para os recicladores.


Quer saber mais? Veja como separar o lixo reciclável com o vídeo abaixo

É importante saber como separar os resíduos para otimizar o descarte | Reprodução - YouTube: eCycle




bottom of page