top of page

Descarte incorreto de resíduos de construção: quais as consequências?




Você com certeza já deve ter visto por aí resíduos de construção sendo descartados de forma incorreta em terrenos baldios, rios, mares e até pelas ruas urbanas. Considerado um problema público, o descarte incorreto pode ter sérias consequências para o meio ambiente, a saúde humana e até mesmo para a própria indústria da construção.


Neste texto, vamos explicar um pouco mais sobre o impacto que esta atitude causa para a sociedade e dicas de conscientização sobre a importância de soluções sustentáveis e destinação correta para reuso. 


Impacto ambiental


A primeira consequência do descarte incorreto de resíduos é o impacto ambiental. Materiais como concreto, tijolos e madeira podem levar décadas, ou até mesmo séculos, para se decompor naturalmente. Ainda, a liberação de substâncias tóxicas provenientes de materiais de construção descartados de forma inadequada pode contaminar o solo e a água, comprometendo ecossistemas locais, além de outros problemas como erosão, assoreamento e redução da biodiversidade.


Riscos para a saúde pública

O descarte incorreto de resíduos de construção também representa ameaças à saúde humana. A exposição a produtos químicos presentes nesses resíduos pode causar problemas respiratórios, dermatites e outros problemas, como:


Aumento de vetores de doenças

Locais de descarte inadequado de entulho, muitas vezes, se tornam ambientes propícios para a proliferação de vetores de doenças, como ratos, mosquitos e moscas. Esses vetores podem transportar e transmitir doenças graves, representando um risco adicional para a saúde pública.


Acidentes e lesões

É fácil imaginar que pilhas de entulho em espaços públicos, como ruas e calçadas, podem gerar ambientes perigosos. Indivíduos que residem nas proximidades dessas áreas estão sujeitos a acidentes, tais como quedas, cortes ou lesões mais graves. Outra questão é que o descarte irregular frequentemente acontece em terrenos baldios, os quais podem se transformar em locais de esconderijo para atividades perigosas, representando ameaças adicionais à segurança pública.


Quais são as práticas corretas para o descarte de resíduos?


Agora que vimos os mais diversos problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos de construção, fica mais claro a urgência de implementar métodos que promovam a sustentabilidade e a responsabilidade na gestão desses materiais. Confira algumas formas de descarte correto:


Reutilização

Priorize a reutilização de materiais sempre que possível. Itens como portas, janelas, madeiras, vidros e até mesmo tijolos podem ser reaproveitados em novas construções ou projetos.


Reciclagem

Separe os resíduos de construção por tipo para facilitar a reciclagem. Materiais como concreto, metal, vidro e madeira podem ser reciclados, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.


Locais de descarte autorizados

Utilize locais de descarte autorizados e apropriados para resíduos de construção. Evite o descarte em terrenos baldios, margens de rios ou áreas públicas, optando por empresas especializadas na coleta e gestão adequada desses materiais.


Tenha caçambas licenciadas 

Ter caçambas licenciadas em obras oferece diversos benefícios práticos e ambientais. Além de facilitar a gestão eficiente de resíduos, as caçambas contribuem para manter o canteiro de obras organizado, melhorando a acessibilidade a ferramentas e materiais. Essa organização não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também promove um ambiente mais seguro para os trabalhadores.


Este texto teve como objetivo conscientizar sobre a importância de tratar com seriedade o descarte dos entulhos gerados pela construção civil, que ultrapassa os limites das obras, impactando o meio ambiente e a saúde pública.


A responsabilidade de todos os envolvidos, desde trabalhadores até gestores e proprietários, é crucial para garantir um ambiente de construção mais sustentável.


Nós, da Alugalogo, desenvolvemos uma abordagem inovadora ao conectar empresas e indivíduos a caçambeiros licenciados, sempre visando promover o descarte adequado e a preservação de nossa cidade.


Acompanhe as nossas redes sociais e saiba mais sobre o nosso negócio!

bottom of page