Em qualquer setor de trabalho, é preciso organização, planejamento para que as tarefas sejam otimizadas. Na construção civil, o planejamento da obra é feito com engenheiro, arquiteto e o acompanhamento do mestre de obras.
O canteiro de obras também é tarefa do engenheiro, que vai planejá-lo de acordo com a modalidade do projeto. Mas antes de começar a obra de construção, por que é tão importante a organização?
Além da otimização do trabalho, redução de custos, facilita a logística de recebimento pelos fornecedores e entrega do material para os colaboradores, o que diminui os atrasos de maneira geral.
Também é questão de empatia. Um ambiente organizado facilita o trabalho de qualquer pessoa, independente do cargo exercido. Um ambiente limpo e em ordem gera mais bem estar dos colaboradores da empresa.
Por isso, vamos mostrar a você como manter a organização do canteiro de obras. Então leia esse artigo até o final. Aqui vamos falar sobre:
- O que é o canteiro de obras?
- Quais 3 tipos de canteiros de obras?
- Planeje bem!
- Cuidados com a logística
- Diálogo sempre!
- Regulamentação
- Organize o presente para diminuir as tarefas do futuro
- Gestão de resíduos
Antes de falarmos sobre como manter a organização do canteiro de obras é preciso que você saiba...
O que é o canteiro de obras?
O canteiro de obras é todo local onde está localizada uma obra em operação ou o apoio àquela construção. O local fixo ou temporário vai depender de como será o andamento do projeto. Por isso, o planejamento é fundamental. É a partir dele que será estabelecido qual o tipo de canteiro de obras para a execução do projeto. Com um mau planejamento, a grande consequência é a desorganização que vai gerar atrasos, baixa produtividade e perda de capital da empresa.
Quais os 3 tipos de canteiros de obras?
Essa tipologia vai depender do tamanho do empreendimento.
Canteiro restrito: Bastante utilizado em cidades e áreas urbanizadas para casas e edifícios. Fechados com tapumes ou placas de concreto e portão, o local só permite acesso a pessoas autorizadas. Em grandes edifícios, o canteiro pode ser modificado de acordo com o andamento da obra.
Canteiro amplo: Será utilizado para construção de loteamentos, indústrias, estacionamentos e até áreas rurais, uma vez que ocupa apenas uma parte do terreno. O layout deve facilitar a logística para acondicionamento de materiais e equipamentos tanto no recebimento de fornecedores como na distribuição interna. Para grandes projetos de pontes ou viadutos e usinas, o local poderá ter espaços de convivência com boa instalação e segurança para a alimentação, vestiário e descanso dos trabalhadores.
Canteiro linear: Muito usado em construção de rodovias, ou até mesmo de ferrovias e redes de instalações diversas É um canteiro mais específico porque acompanha o andamento da obra onde não existe muito acesso, por isso o planejamento e a logística deve funcionar bastante para o desenvolvimento do trabalho.
Contêineres podem ser utilizados para esses espaços uma vez que eles podem ser alugados, o que diminui o custo do projeto, além de poderem ser movimentados ao longo da obra.
Quando a obra de reforma ou construção não é de grande proporção, um pequeno barracão dá as condições básicas para o trabalho, desde que tenha um almoxarifado organizado. O importante é pensar que, no mundo atual, a organização gera consumo consciente, porque o melhor acondicionamento de material vai diminuir gastos com perda de produto. Isso também é responsabilidade ambiental. Ou seja, a organização influencia perfeitamente em toda forma de consumo.
Então vamos ser mais específicos?
- Planeje bem!
O bom planejamento é aquele que vai garantir toda a execução em menor tempo possível. Caneta ou lápis e um papel já bastam para fazer um pequeno desenho do canteiro. Definir os espaços vai fazer toda a diferença na organização. Com esse layout, já se tem uma noção do espaço físico. Inclua entrada de saída de veículos, equipamentos e materiais, almoxarifado e espaço de convivência das equipes de trabalho.
Veja que um ponto puxa o outro... Algo semelhante a uma “roda viva” e assim é preciso o...
- Cuidado com a logística
A logística é o mesmo que gerenciar a cadeia do abastecimento. Esse cuidado reduz custos, aumenta a produtividade e diminui os riscos de acidentes. O profissional deste setor deve, além de trabalhar de forma bastante organizada, pensar no trânsito e transporte de todo o tipo de material para o desenvolvimento do trabalho.
Falta de espaço em decorrência de desorganização vai atrapalhar os prazos. Materiais como brita e areia devem estar acondicionados em locais próximos às britadeiras para produção de concreto, produtos como cimento e argamassa não devem ficar diretamente no chão para não estragarem.
O material precisa estar acessível a todos os trabalhadores para que as tarefas sejam otimizadas e o fluxo de trabalho siga conforme o planejamento da obra.
- Regulamentação:
Tenha conhecimento das normas NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NBR 1367 (Áreas de Vivência em Canteiros de Obras). Elas estabelecem as diretrizes e regras para o setor.
Estas normas ditam a quantidade de sanitários, chuveiros e espaço para alimentação dos trabalhadores. Este espaço não pode estar perto de materiais que são considerados produtos tóxicos para evitar a intoxicação dos colaboradores e a contaminação de alimentos. Se você nunca pensou sobre esse assunto, é hora de se atualizar.
Observe também a rede de água e esgoto na construção do canteiro de obras, isso é imprescindível para o projeto.
Os EPIs também fazem parte deste item. A empresa deve fornecê-los gratuitamente aos trabalhadores. Segurança do trabalho é básico para qualquer ambiente.
Mantenha diálogo com sua equipe.
A boa comunicação entre todos na obra é fundamental para o trabalho. Mas fique atento aos excessos. Mantenha a comunicação na medida certa. Nem muito, nem pouco. O entrosamento da equipe é que vai ditar o bom andamento do projeto.
Engenheiro, arquiteto, mestre de obras e demais funcionários devem se entender quanto ao foco do projeto.
Dialogue com os colaboradores. Seja um bom líder e enfatize a utilização dos EPIs, porque eles podem salvar vidas, além de serem de uso obrigatório.
Seja exemplo para seus liderados. Um bom líder vai inspirar outros trabalhadores a quererem fazer o mesmo, nunca se esqueça disso.
Como comentado, a boa comunicação entre as partes vai facilitar a execução do projeto. De nada adianta material, espaço físico, sem o recurso humano para utilizá-lo. Pense nisso. Cuide da saúde e do bem estar de seus colaboradores.
Lembre-se:
Organize o presente para diminuir as tarefas do futuro.
Utilize a regra dos 2 minutos. Quais as pequenas tarefas que podem ser feitas no fim do expediente e vai economizar tempo no dia seguinte?
Veja alguns exemplos:
- Mantenha os documentos da obra organizados (em pastas) para não correr o risco de atrasar o trabalho de alguma fiscalização. Documentos, projetos e notas fiscais/recibos devem ficar em pastas distintas, assim como documentos dos colaboradores.
- Separe o lixo orgânico e outros resíduos que não são RCCs e ensaque para o descarte no lixo comum;
- Deixe a mesa do lanche limpa, assim como a mesa do escritório;
- Ao desembrulhar os produtos recebidos, separe imediatamente as embalagens para o melhor acondicionamento na caçamba. Isso também diminui o custo com o aluguel desse material, uma vez que a provável grande quantidade de entulho deve exigir mais gastos com o projeto.
- Procure tampar a caçamba com plástico ou lona para evitar entrada de insetos ou outros animais como ratos e escorpiões.
A boa gestão de uma empresa vai refletir nos demais colaboradores, uma vez que organização e limpeza devem fazer parte do bem estar geral. E falando em limpeza... Já falamos aqui neste blog que: a responsabilidade dos resíduos que produzimos é nossa. Então, precisamos ficar atentos a estas questões.
E você já está fazendo a gestão correta dos RCCs na sua obra de reforma ou construção? Em caso negativo, é melhor começar agora para não ter dor de cabeça mais tarde. A Alugalogo resolve isso para você. Faça agora um orçamento conosco. Quer mais dicas sobre assuntos relacionados à construção civil? Acesse o blog da Alugalogo! Toda semana, um conteúdo novo pra você.
Comentários