top of page

Como organizar o entulho dentro da caçamba para economizar dinheiro na sua obra?

Quando pensamos em obra, seja de reforma ou construção, uma das primeiras coisas que vêm à nossa cabeça é bagunça, entulho, sujeira. Mas, calma! Isso pode ser facilmente resolvido com planejamento e organização.

E é sobre organização que vamos falar nesse artigo e também do que você precisa saber para alugar uma caçamba e economizar dinheiro.

Com essas informações, a sua tomada de decisão para o aluguel de uma caçamba vai ser mais precisa, certo?


Otimizar o seu tempo com a organização para verificar se realmente é preciso alugar uma caçamba vai depender:


- do tamanho e do tipo da obra: se é construção ou reforma;


- da quantidade de material utilizada no canteiro de obras.


Como já falamos em outros artigos aqui no blog, a responsabilidade do resíduo é de quem o produz de acordo com a Lei Nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Logo, descartar o material de maneira correta é imprescindível para que o canteiro de obras esteja limpo e organizado, além de ser responsabilidade social e ambiental.


Mas você sabe o que é preciso para alugar uma caçamba?


  • Ter o projeto e o planejamento da sua obra, o que já é meio “caminho andado”.


  • Faça uma planilha de custos e reserve dinheiro para a caçamba (em caso de construções maiores, ela será imprescindível).


  • Faça ao menos, 3 orçamentos. Pense em número ímpar. Isso pode facilitar a média de preço e ajuda na definição da empresa a ser contratada. Mas não se preocupe! Procure por orçamento on-line. Na Alugalogo é fácil, rápido e prático.


  • O modelo padrão de caçamba é de 5m3 com preço médio de aluguel em R$250,00. No entanto, existem de 3m3, 6m3, 8 m3 e roll on. Dentro da caçamba, podem ser descartados: entulho, galhos e podas, terra e lama. Segundo as regras de utilização da Prefeitura de Belo Horizonte, o período de permanência de uma caçamba é de até 3 dias úteis.


  • O pagamento será antecipado no ato do estacionamento da caçamba seguindo os trâmites da empresa prestadora de serviço.


  • Fique de “olho” quando a empresa estacionar a caçamba em frente ao canteiro de obras. Existem regras de trânsito para o estacionamento da caçamba. Ela não pode estar em frente a hidrantes, pontos de ônibus e nem esquinas.


  • A caçamba deve ter cores vivas, faixa refletora para luz noturna a fim de facilitar a localização na via pública.


  • É bom saber se a caçamba é legalizada, se a empresa realmente se preocupa com responsabilidade social e ambiental ao descartar corretamente o resíduo sólido da sua obra

O que não deve ir para a caçamba, muita atenção!

- Materiais radioativos e resíduos de construção de clínicas relacionadas à energia nuclear não podem ser misturados ao entulho comum.

- O amianto deve ser acondicionado separadamente para não contaminar outros produtos. Consulte a prefeitura da sua cidade para verificar o descarte correto desse tipo de material que deve ir para aterros especializados. Uma dica é substituir o amianto por telhas de barro, recicladas ou caixas d’água de polietileno, de poliéster com fibra de vidro ou aço inox.

- Lixo orgânico e restos de animais mortos.

- Verifique a logística reversa de materiais como pilhas, baterias, pilhas, lâmpadas e pneus por exemplo. O artigo 33 da Lei Nº 12.305/2010 trata desse assunto.


Agora que você já sabe o que é preciso para alugar uma caçamba, é preciso organizá-lo. E como fazer isso?


Bem, para toda organização é preciso uma “desorganização”.


É como se fôssemos organizar uma gaveta ou um espaço num armário. Tiramos os objetos dentro dela, descartamos o que não nos serve mais para depois recolocamos no mesmo espaço, não é? As roupas emboladas, depois de dobradas, irão ocupar um espaço menor.




No canteiro de obras não é bem assim. Ao quebrarmos uma parede, por exemplo, o espaço que ela ocupava “em pé” é um pouco diferente do que será ocupado numa caçamba.


Após a demolição ou a construção de um cômodo, os resíduos podem ou não serem reaproveitados em contra-pisos, ou locais não estruturais.

Uma dica para diminuir o entulho produzido e a sujeira em uma obra de reforma é a técnica de piso sobre piso, tanto em chão, como paredes ou outros locais. Além de diminuir o tempo da obra, vai reduzir a quantidade entulho no local. Veja com seu arquiteto ou engenheiro a viabilidade desta decisão, porque existem pisos que podem estar ocos ou soltos, fazendo com que futuramente esse trabalho tenha sido “em vão”.


O mestre de obras ou o gestor do canteiro deve verificar, entulho, resto de madeira gerados para assim definir quando e quantas caçambas a obra irá precisar para o descarte correto dos resíduos. A experiência dos trabalhadores conta muito nesse caso.





O projeto, planejamento e gestão do trabalho irão facilitar a organização do entulho.


Então vamos às dicas de organização do entulho dentro da caçamba?


- Observe bem o resíduo gerado após a demolição ou sobra de material durante a construção.

- Reserve um espaço no canteiro de obras para a separação do material até mesmo por segurança dos trabalhadores.

- Verifique a presença ou não (por descuido ou imperícia dos trabalhadores) de ferramentas ou peças de máquinas no entulho. Isso é algo bastante comum no canteiro de obras. Uma boa vistoria do mestre de obras ou gestor nunca é demais.

- Use sacos de ráfia para embalar o material. Essa embalagem é bastante utilizada para armazenamento de entulho. Os sacos cheios enfileirados proporcionam mais espaço na caçamba.






É bom ter uma lona para tampar a caçamba a fim de evitar que vizinhos ou pessoas irresponsáveis joguem lixo orgânico ou restos de animais no material que você descarta corretamente.


Faça a coisa certa!


Com organização, você pode fazer economia e diminuir o dinheiro que pode ser gasto com uma caçamba. Dependendo da quantidade de RCC produzido, você mesmo pode levá-lo de carro aos ecopontos da região onde você está.


Verifique na prefeitura da cidade e faça um descarte de resíduos de maneira correta.


E conte com a Alugalogo para o transporte adequado do seu entulho até o local adequado de destino!



bottom of page