top of page

Conheça 10 tipos de materiais verdes para a construção civil

A população no mundo cresceu exorbitantemente, por isso mais e mais casas e edifícios precisam ser construídos para sanar os problemas de moradia. Algo absolutamente óbvio, mesmo com milhões de pessoas ainda com a dificuldade de ter um teto principalmente nos países mais pobres do mundo.


E a construção civil é o setor responsável pela infraestrutura de desenvolvimento das cidades, imprescindível para a vida de qualquer pessoa no planeta. Até aquelas que moram em tribos no meio das florestas precisam de alguma estrutura originada do setor para que os recursos básicos de saúde cheguem até elas. Mesmo com esta responsabilidade positiva na vida do ser humano, o setor impacta negativamente no meio-ambiente.


E como é importante pensar na sustentabilidade da construção civil?


A construção civil ainda é o setor que mais gera resíduos no Brasil. Com a necessidade de cuidarmos do planeta ou ele pode acabar, o setor assim como vários outros na sociedade começou a tomar consciência de que é preciso “olhar para dentro de si” e repensar os materiais utilizados nas edificações como pedras, madeira, areia e vários tipos de metais originados da natureza, ou seja recursos não-renováveis. Um dia, eles podem simplesmente chegar ao fim no planeta.


Foi pensando nesta responsabilidade que a sociedade de maneira geral tem com a pegada ecológica no planeta que escrevemos este artigo para você conhecer rapidamente 10 tipos materiais de verdes que podem ser utilizados na construçãocivil e tornar a obra que você vai realizar mais sustentável.


Essa consciência de utilizar produtos sustentáveis está “tomando conta” da vida das pessoas seja do ponto de vista ético ou mesmo ambiental. Não, isso não porque virou modismo. É uma questão de responsabilidade e ponto final.


Ao iniciar um projeto de uma obra, como já falamos em outros artigos deste blog, é preciso um bom planejamento e organização para minimizar desperdício de tempo e dinheiro. E se nesse planejamento, incluir os chamados materiais verdes vai diminuir bastante a geração de resíduos e fazer uma economia financeira em longo prazo. Já pensou nisso?


Mas o que são os materiais verdes?


São materiais sustentáveis desenvolvidos com o objetivo de reaproveitar outros materiais que seriam perdidos como resíduos sólidos, evitando assim o uso em abundância de matéria-prima não renovável no setor da construção civil.


Parece complicado, mas na prática é bem fácil de entender, então vamos conhecer estes materiais?

10 tipos materiais de verdes que podem ser utilizados na construção civil


Seja na obra de reforma ou construção, o planejamento do projeto é que vai dizer o que você vai utilizar, não é verdade? E para que você economize tempo e dinheiro, os materiais verdes farão toda a diferença no seu orçamento.


Veja quais exemplos você pode utilizar:



1 - Tijolos de terra ou de adobe


Feitos de terra, água e palha. O tijolo de adobe pode ser produzido no próprio canteiro de obras e, por ser artesanal com produção na prensa hidráulica, traz grande economia na construção. O tijolo de terra é também conhecido pela parede no estilo de pau a pique. A mistura de terra argilosa, água e palha é colocada em uma estrutura de madeira trançada. Esse material tem bom isolamento acústico e térmico.



2 - Madeira de demolição




O reaproveitamento de madeira de outras construções vai trazer uma boa economia para sua obra. Procure por empresas que comercializam esse tipo de material e o custo-benefício pode ser bem interessante para seu projeto. Mas atenção: Verifique o material no ato da compra para não levar “gato por lebre”. A madeira deve ser de boa qualidade e sem presença de cupim que pode ser tornar um grande vilão no seu empreendimento.


3 - Telha ecológica


100% reciclada é composta por alumínio, Pet, Polietileno e Polinylon. É um produto feito com a caixa de leite longa-vida (conhecida também como embalagem tetra-pak) com um processo de fabricação por pressão e calor. A telha não quebra, é capaz de suportar até 150kg/m2. Ela pode reduzir em até 90% da temperatura do local devido à presença do alumínio.


4 - Tinta à base de cal e tinta ecológica


A pintura com base de cal é uma técnica bastante antiga ainda bem utilizada nos dias atuais. Um ponto negativo é que suja a roupa quando encostamos no local onde ela foi utilizada.


As tintas ecológicas são à base de água e produzidas com cerca de 80% de recursos naturais renováveis e sem emissão de resíduos tóxicos. Algumas utilizam PET em grãos para diminuir a utilização dos outros minerais não renováveis na composição.



5 - Contêineres


É outra solução para construção civil pelo baixo custo-benefício. Já existem vários empreendimentos como lojas, restaurantes e casas noturnas em várias partes do Brasil. Se o empreendimento não deu certo, apenas é preciso tirar o contêiner do lugar, sem desperdício de material. O material pode ser reciclado ou reaproveitado em outro empreendimento.



6 - Lâmpadas de LED


Conhecidas como lâmpadas frias e mais econômicas que as fluorescentes, trazem bastante economia de energia tanto na construção quanto no canteiro de obras.


7 - Telhados verdes:




Ajuda a diminuir a temperatura do local, drenar e captar a água da chuva. Mas, muito cuidado a laje deve estar totalmente impermeável com manta de PVC para que não ocorra infiltração.

8 - Sistema de reuso de água pluvial


A captação de água de chuva para molhar jardins ou até mesmo lavar garagem e calçada vai diminuir bastante a conta de água.


9 - Energia solar




Placas de captação de energia solar para aquecimento de água para chuveiro, torneiras e piscina. Em tempos de altas taxas da conta de energia é uma excelente forma de economizar. Atenção quanto ao gasto de água que leva um tempo maior para sair dos canos quando eles estão mais longe do aquecedor.


10 - Torneiras, pias e sanitários com temporizadores


Acessórios e equipamentos com temporizadores trazem bastante economia, diminuindo o desperdício de um bem tão precioso que é a água.


Você também é responsável pelo meio ambiente, então faça a sua parte!


É perfeitamente possível utilizar materiais verdes e reduzir o custo da sua obra. Como já dissemos, sustentabilidade é questão de responsabilidade, certo? Que tal começar agora e, além de colocar no seu projeto os exemplos deste artigo, fazer também uma boa gestão de resíduos sólidos da sua obra?


É rápido e fácil! Alugue uma caçamba agora!


bottom of page