top of page

Quais são os principais cuidados com as caçambas no período de chuvas?

Obra e dias chuvosos não combinam muito bem. Caso isso aconteça, é preciso ser bastante cuidadoso com a caçamba de entulho.


O Brasil é um país tropical com inverno muito seco e verão chuvoso. E, pensando numa obra, você já se perguntou o que fazer se, ao alugar uma caçamba, cair “aquela tromba d’água”? Isso pode acontecer, mas…


É preciso planejamento!

O verão não é o melhor período para realizar uma obra. Ou seja, vamos excluir também março, porque é um mês que ainda tem chuva. Elis Regina cantava: “são as águas de março fechando o verão” e lembre-se também da “famosa” enchente de São José no dia 19 de março.


Realizar uma obra em tempo seco evita infestação de insetos, ratos, escorpiões e focos de mosquito da dengue, devido ao acúmulo de água de chuva. O período seco é também ideal até para o acondicionamento de vários materiais. A umidade pode danificar cimento e gesso, por exemplo.



Imprevistos na execução da obra podem acontecer…

Problemas financeiros (aqui digamos, houve um erro no planejamento), uma doença na família ou até mesmo um estouro de cano no canteiro de obras podem atrasar a execução no tempo previsto e chegar o período de chuvas.


Então o que fazer?

  1. Ao alugar uma caçamba, tampe com uma lona porque, se chover, os resíduos serão mantidos secos e isso também evita que vizinhos depositem ali materiais impróprios.

  2. Faça um descarte correto. Caçamba não é lugar de lixo orgânico, telhas de amianto, outros materiais perigosos, eletrodomésticos, pneus, pilhas, baterias, lâmpadas, etc. Estes quatro últimos itens são de logística reversa.

  3. Não deposite resíduos em excesso, isso pode prejudicar o transporte e causar acidentes.

  4. Latas de tinta ou de outros produtos podem acumular água, previna-se contra a dengue e zika vírus.

Perigos de doenças e acidentes

Caçambas podem ser foco do mosquito aedes aegypti que deposita os ovos em algum bolsão de ar, como em latas, pedaços de telha e outros objetos a “céu aberto”. A dengue mata! Muito cuidado.


Outra doença que pode se tornar um grave problema é a leptospirose, causada pela urina dos ratos e em contato com a água, também mata. Usar botas e luvas para revirar o entulho ajuda na prevenção dessa doença e diminui o risco de mordidas de escorpião ou aranhas.


O período de chuvas também é de risco de enchentes e desmoronamentos.


Acidentes acontecem, mas muitos deles podem ser evitados. É difícil prever uma inundação, mas existem maneiras de se precaver para evitar graves consequências.


Em muitas cidades, existem placas indicativas da Prefeitura em locais onde há este risco. Evite ao máximo estacionar caçamba de entulhos no período chuvoso perto de córregos, rios ou ribeirões. A força da água pode arrastar a caçamba e provocar graves acidentes.


Você sabia que existem normas de estacionamento das caçambas para acompanhar o trânsito nas vias públicas? Elas devem estar entre 30 a 50 cm do meio-fio para:

  • Facilitar o escoamento de água de chuva na sarjeta,

  • Não atrapalhar o trânsito nas vias públicas. Elas não podem ser estacionadas nas esquinas, em frente a pontos de ônibus ou hidrantes.

Procure a legislação do seu município para utilizar corretamente uma caçamba.


Entenda que…

Planejar a obra com antecedência para o período seco facilita muito seu trabalho, além de evitar problemas futuros. Se preciso, contrate um engenheiro ou arquiteto. Uma dica é verificar a previsão do tempo e, independente do período seco ou chuvoso, ter cuidados com a caçamba que aluga é responsabilidade sua, porque você é o gerador do resíduo, lembre-se disso.



Quer saber mais sobre construção civil e assuntos relacionados? Então fique ligado nos conteúdos que a Alugalogo oferece, pois a informação nunca é demais.


Vai fazer uma obra e precisa de caçamba? Clique aqui e faça o orçamento agora!

Acesse também as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.


bottom of page