top of page

A redução no preço do aço e os impactos no setor de construção

No último dia 11 de maio, o governo brasileiro em conjunto com a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu por reduzir de 10,8% para 4% a alíquota de importação do vergalhão longo de aço (CA50 e CA60), material utilizado na construção civil. A medida vai até 31 de dezembro deste ano e é uma forma do governo tentar frear a inflação.


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Renato Michel, diz que a medida vem reconhecer o setor como importante gerador de emprego e economia no país. “Também é um reconhecimento de que os aumentos registrados por esse produto anteriormente eram desproporcionais.”


Segundo dados do Sinduscon-MG, entre agosto de 2020 a abril de 2022, o aço subiu 109,21% de acordo com o Custo Unitário Básico da Construção (CUB/m2). A queda no preço do material é bastante comemorada pelo setor, porque as altas nos preços e falta do material na indústria brasileira eram problemas da construção civil em 2021.


Importância do aço para o setor



O aço é um material 100% reciclável, com alta durabilidade, e desde o século XVIII é utilizado na construção civil. É praticamente impossível trabalhar na construção sem o aço, que vai desde a estrutura até o acabamento, não é verdade? E é desse material que vamos falar hoje. Então continue sua leitura, porque aqui você vai saber:


- O que são os dois tipos de aço CA 50 e CA 60 da construção civil?

-Outros tipos de aço na construção

- Quais são as vantagens da utilização do aço na obra?

-Como é a reciclagem do aço?

- Como descartar o aço de maneira correta?

Mas antes de falarmos dos tipos de aço, é bom saber que:

O aço possibilita a redução de custos com pessoal e cronograma da obra. Por ser um material 100% reciclável, também contribui para a preservação do meio ambiente, colabora para o aproveitamento dos espaços no canteiro de obras e permite mais liberdade na criação dos projetos.


O que são os dois tipos de aço CA 50 e CA 60 da construção civil?




CA 50 e CA 60 são os conhecidos vergalhões de aço mais usados nas obras e possuem barras retas com dimensão de 12 metros e as dobradas. Ambos atendem às normas da NBR 7480, porém o CA 50 é mais resistente que o CA 60.

CA 50, com padrão superior exigido pela NBR7480, possui alta durabilidade e grande aderência ao concreto. Com bitolas entre 6,3 a 40 mm, os vergalhões a partir de 10 mm, são muito usados nas estruturas de concreto armado.

CA 60 tem bitolas de 4,2 a 9,5 mm e uma certificação emitida pela ABNT/Inmetro. O material tem várias aplicações como produção de armações para tubos, pré-moldados, vigotas de lajes pré-fabricadas, treliças, etc.

Além desses vergalhões, a construção civil ainda utiliza os aços provenientes de ligas metálicas.


Outros tipos de aço na construção civil


O aço inox, bastante conhecido pelos famosos utensílios domésticos, é o resultado da liga de cromo e níquel que o faz se tornar inoxidável. Pode ser utilizado como proteção à corrosão atmosférica e não perde o brilho quando suporta produtos abrasivos.

Aço galvalume, um material com excelente propriedade anticorrosiva, resultado da de uma liga metálica de alumínio, zinco e silício. O aço galvalume tem vida útil maior que o galvanizado. É utilizado em telhas metálicas e em ambientes industriais.

Aço galvanizado

Proveniente do processo da galvanização (um banho de zinco fundido) dará ao material mais proteção quanto à corrosão. Com isso, pode ser utilizado em áreas da construção civil que exigem uma proteção extra, tubulações, vigas de apoio, telhas e etc.


Quais são as vantagens da utilização do aço na obra?


O aço permitiu a construção de prédios mais altos, edificações mais resistentes, em virtude da sustentação que ele confere ao concreto armado.


Além disso, a utilização do aço gera economia, por ser um material pré-fabricado, escalável, reduzindo assim custos com pessoal, tempo de obra e, comparado a outros materiais, tem melhor custo benefício.


Sustentabilidade essa é uma das vantagens para o aço na obra, bem como a redução de custos e do entulho. É bom lembrar que: nem sempre encher várias caçambas para descarte de material vai mostrar que sua obra está trabalhando de maneira sustentável.

Existem várias empresas que já trabalham com o sistema de construção em steel frame com estruturas de perfis com aço galvanizado. Isso faz com que a obra seja considerada uma construção altamente sustentável devido a uma enorme economia de concreto e água.


Como é a reciclagem do aço?



O aço é um material 100% reciclável e pode ser reaproveitado inúmeras vezes. Após o recolhimento da caçamba, vai ser separado e vai passar por uma triagem na estação de reciclagem, ali serão retiradas as impurezas. Segue para a classificação, seleção e, por último, chega à prensa. Então ele é enviado para uma siderúrgica que o reaproveita para a produção de materiais como chapas, embalagens, peças, bicicletas e outros.


Como descartar o aço de maneira correta?


E você já sabe, precisa de caçamba para sua obra? A Alugalogo encontra a melhor solução para a gestão de RCCs! É rápido e prático.


Gostou das nossas dicas de construção? Continue acompanhando nosso blog!



bottom of page