top of page

A importância da sustentabilidade na construção civil


Temas relacionados à sustentabilidade estão em alta, e a construção civil que é uma das atividades que mais gera resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções.


Por isso é tão importante pensar na sustentabilidade na construção civil, para minimizar os impactos das atividades da construção civil no meio ambiente. Pensando nisso, a Alugalogo trouxe nesse artigo a importância de se pensar em sustentabilidade e as vantagens de investir em obras sustentáveis, confira mais detalhes no texto abaixo.


O que significa sustentabilidade na construção civil?


O conceito de sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.


Reutilizar materiais, traçar novas alternativas para a exploração dos recursos naturais utilizar novas formas de gerar e consumir energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente, e desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.


A sustentabilidade também passou a ser uma demanda por parte dos clientes finais. Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente e com isso surge a necessidade de construções voltadas a essas necessidades.


E há vantagens de investir em obras sustentáveis?


Com certeza, investir na sustentabilidade das obras pode parecer caro a princípio, mas a economia gerada com a implantação de métodos sustentáveis, confira algumas:


  • Redução de gastos, pela otimização dos processos;

  • Incentivos fiscais, oferecido para os empreendedores que mantém práticas sustentáveis no segmento construtivo;

  • Nas construções sustentáveis há um melhor controle térmico, de luz e demais fatores ambientais que trazem conforto aos ambientes

  • Facilita as vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado atualmente.


Além de causar impactos positivos ao meio ambiente, as alternativas sustentáveis têm se tornado cada vez mais eficientes e baratas, então aderindo a essas práticas, a sua empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado, demonstrando toda a preocupação com a sustentabilidade na construção civil.


Práticas sustentáveis adotadas pelo setor de construção civil


Gerenciamento adequado dos resíduos


Qualquer gestor preocupado com a sustentabilidade na construção civil deve garantir um gerenciamento eficiente de resíduos. Um dos exemplos é a utilização de caçambas como meio de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis. Estes devem ser levados para locais de triagem ou seguir para aterros adequados ao fim da obra.


Vale a pena também investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término da edificação. O processo de destinar adequadamente os materiais é um dos pontos mais relevantes para a sustentabilidade na construção civil, pois permite reaproveitamento de recursos, reduz os custos de coleta e ainda garante que uma maior quantidade de resíduos seja reutilizada e encaminhada às usinas de reciclagem.


Investimento em novas tecnologias


O gerenciamento de uma obra pode ser otimizado com o auxílio de softwares. Eles contribuem de maneira a economizar energia e recursos, já que com eles tudo pode ser feito da maneira mais eficiente e produtiva possível, sem desperdícios e retrabalhos. Torna também mais fácil o cálculo da quantidade de materiais necessários, o tempo de construção, o controle dos insumos etc.


Construir de maneira sustentável é um meio de oferecer não só uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizarão as edificações, mas também para a sociedade, que sofrerá menos com os impactos ambientais.


A Alugalogo se preocupa muito com a sustentabilidade, por isso nos preocupamos em ter parceiros que têm todas as licenças ambientais em dia, respeitando o meio ambiente. Além disso, prezamos a cultura do compartilhamento que também reduz os impactos da indústria no meio ambiente, uma vez que menos equipamentos precisam ser produzidos para atender á demanda da sociedade. Alugue de forma consciente.



bottom of page