top of page

Regras de utilização de caçambas estacionárias


A caçamba estacionária também conhecida como “caçamba de entulho” é muito utilizada para armazenar o material de obras e construções. Porém, algumas regras devem ser seguidas para a utilização das caçambas de entulho.


Pensando nisso, neste artigo vamos abordar a finalidade dessas caçambas, e as regras de utilização que devem ser seguidas para evitar maiores transtornos tanto para os locadores, quanto para os locatários. Confira mais detalhes no texto abaixo.


O que são caçambas estacionárias?


As caçambas estacionárias são utilizadas para a coleta de entulhos de forma geral e funciona como um baú para resíduos, que podem ser restos de construção ou reforma e até mesmo matéria orgânica. Existem diversos modelos que variam de acordo com sua capacidade: que vai de três a trinta metros cúbicos.


Requisitos das caçambas estacionárias


Existem inúmeras caçambas disponíveis no mercado, diferentes tamanhos e modelos. Então primeiramente você deve verificar qual atende mais a sua necessidade. Depois, preocupe-se com os requisitos do produto e, principalmente, se a caçamba foi fabricada conforme a ABNT NBR 14728:2005. Sempre observe se elas foram fabricadas seguindo a norma, só assim você terá a certeza de que está alugando um produto apto para ser utilizado.


Regras para permanência das caçambas estacionárias em locais externos


As caçambas de entulho devem seguir as mesmas regras do código brasileiro de trânsito em relação ao estacionamento. Elas não podem ser paradas em áreas onde é proibido estacionar, como calçadas, calçadões, bocas de lobo, pontos de acessibilidade de pedestres ou de serviços de concessionárias. Também não podem ser estacionadas em pontes, viadutos, aclives, declives ou vias de trânsito rápido. Se as caçambas forem estacionadas em vias inclinadas podem causar risco ao trânsito e ao motorista que a conduz.


Além disso, é vetada a permanência desses equipamentos em vias públicas quando não forem utilizadas para a coleta de entulho. O tempo máximo permitido é de 72 horas corridas, incluindo o tempo para colocação e retirada, com exceção dos locais com estacionamento rotativo pago (nesse caso, a prefeitura pode aumentar o prazo).


Regras para permanência das caçambas estacionárias em locais internos


Em locais internos não há limites de dias estabelecido pelas prefeituras, porém essa quantidade é definida de acordo com o período de locação da empresa prestadora de serviço, em geral esse tempo varia entre 3 a 10 dias.


Caso o cliente não consiga concluir sua obra no período estabelecido, ele pode prorrogar o aluguel da caçamba por mais alguns dias, devendo pagar, portanto, o novo período de locação.


Em caso contrário, com a antecedência no período de entrega da caçamba, o cliente poderá entrar em contato com a empresa e solicitar a retirada do material.


Por que não é correto depositar resíduos em caçambas alheias que estejam estacionadas na sua rua?


Mesmo que a pessoa que produziu o entulho se preocupe em separar cada tipo de resíduo, basta colocar uma caçamba na rua para que outras pessoas se aproveitem da “caçamba do vizinho” para depositar qualquer tipo de resíduo.


Essa atitude, além de causar um enorme prejuízo ambiental e financeiro, isso porque os locais licenciados para a destinação desses entulhos passam a cobrar mais pela mistura de resíduos na caçamba, uma vez que a responsabilidade é compartilhada entre o gerador, transportador e a empresa responsável pela destinação.


E para alugar caçambas com locadores licenciados pelos órgãos de controle, alugue na Alugalogo. Temos diversos tipos de caçamba para a destinação dos resíduos da sua obra! Acesse a página principal do site e confira.



bottom of page