top of page

Os principais cuidados com transporte de caçamba



Por ser um equipamento estático, o transporte de caçambas estacionárias necessita de um caminhão implementado de um “poliguindaste”, sendo este último o responsável pela elevação e posicionamento da caçamba em si.


Uma vez que também é veículo pesado, o caminhão poliguindaste já exigiria atenção no momento de escolher qual trajeto devesse seguir, mas ele tem algumas características que exigem cuidados redobrados.


Como na Alugalogo a segurança é nossa prioridade, preparamos esse conteúdo para você locador com pontos e dicas para sua proteção no dia-a-dia.


Cuidados essenciais


Correntes de elevação


As correntes de aço são as responsáveis por suportar o peso da caçamba e do entulho, então nunca se esqueça de avaliar o seu estado antes de começar um dia de trabalho, pois, em caso de falha, todo esse peso virá a baixo, podendo não só danificar o caminhão, mas também machucar seriamente alguém.


Sistema hidráulico


Se as correntes são as responsáveis por suportar a carga, é o sistema hidráulico que gera a força necessária para toda a operação de movimentação da caçamba estacionária funcionar, ou seja, caso ocorra algum vazamento, a tendência é que todo o sistema venha a falhar e, como no caso anterior, vir a machucar pessoas que estejam próximas ao veículo.


Ah! E como todo fluído, ele tem prazo de validade, sendo assim, nunca se esqueça de realizar as manutenções periódicas corretamente.


Proteção da carga


Uma vez que, na maioria dos casos, o material despejado na caçamba é composto de itens sólidos soltos, como pedaços de concreto, troncos de árvore, sobras de piso ou de cerâmica, é de extrema importância fazer a correta proteção da carga a ser transportada, considerando que no trajeto esse material pode rolar e transbordar do caminhão, podendo cair sobre a via ou atingindo outros veículos.


Sendo assim, recomendamos o uso de lonas ou telas de proteção para transitar com uma caçamba carregada, pois além de evitar riscos e possível multa, ajudaria a evitar a geração de poeira, ajudando assim na qualidade do ar das nossas cidades e evitando a poluição ao meio ambiente.


Ângulo de carregamento


Outro ponto que deve ser considerado é o posicionamento do caminhão no momento do carregamento, que deve se manter, preferencialmente, em um ponto nivelado e sem inclinações.


Essa recomendação advém do fato que a caçamba ao ser movimentada ou elevada, modifica o ponto de equilíbrio do caminhão, podendo gerar, em casos críticos, o tombamento completo do veículo.


Um equipamento que pode sem utilizado para auxiliar e proteger contra estes sinistros é o inclinômetro, que é um dispositivo que indica a inclinação do veículo em relação a um ponto neutro.


Inclinômetro digital


Condições do terreno


E por último, mas não menos importante, é de extrema importância identificar se o solo possui condições de sustentar o peso do caminhão carregado, para evitar problemas maiores.


Uma dica que pode ajudar em terrenos não asfaltados seria espalhar cascalhos ou colocar pranchas sobre as rodas, isso ajudaria a distribuir melhor o peso de todo o sistema, evitando assim que o solo afunde ou faça com que o caminhão escorregue.


Quer ficar sempre informado sobre assuntos relacionados às caçambas? Então nos siga em nossas redes sociais! Trazemos sempre diversos assuntos interessantes para você ficar atualizado.


Aproveite e clique aqui para ler a respeito da importância da sinalização e do correto posicionamento das caçambas de entulho na via.



bottom of page