top of page

O que é sustentabilidade?



O que é sustentabilidade?


Sustentabilidade é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.


Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.


Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de um número crescente de empresas, cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade.


O que são atitudes sustentáveis?


Diante disso, o Pacto Global das Nações Unidas lançou o Guia de Sustentabilidade Empresarial: Criando um Futuro Sustentável. Nesse guia são apresentadas cinco características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as suas contribuições.


O primeiro passo se baseia em princípios, ou seja, na integridade, nos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.


O segundo ressalta o fortalecimento da sociedade: o fim da pobreza, conflitos, força de trabalho sem instrução e escassez de recursos. O comprometimento da liderança aparece como o terceiro passo.


Os últimos dois passos abordam o diálogo entre os diferentes setores empresariais para criar uma visão em comum sobre a sustentabilidade.


Veja abaixo algumas das práticas sustentáveis que algumas empresas já praticam. São elas:


  • Reaproveitar a água usada na empresa;

  • Conscientizar do uso racional da água e energia elétrica;

  • Realizar a reciclagem dos lixos (plástico, orgânico, papel, metal);

  • Reutilizar as sobras de matéria-prima;

  • Realizar o descartar correto de esgoto ou resíduos;

  • Estimular a economia compartilhada;

  • Extinguir de toda e qualquer forma o trabalho infantil, forçado ou escravo.

  • Ter e manter o total respeito às leis ambientais do país.


Como a Alugalogo promove a sustentabilidade?


Você provavelmente já deve ter ouvido falar de economia compartilhada, se ainda não sabe o que é, temos este post explicando do que se trata, e exemplificando: Economia compartilhada: o que é e quais as vantagens?


A locação de equipamentos é uma das formas de economia compartilhada, pois, disponibiliza materiais que não têm frequência de uso contínuo, permitindo que outras pessoas usufruam deles, gerando também, uma rede sustentável de consumo.


Além disso, criamos o projeto “todos por todos, que tem intuito de cumprir as metas estabelecidas pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma campanha da ONU, a Organização das Nações Unidas, para promover mudanças positivas no mundo.


Você pode conhecer melhor sobre economia compartilhada, e nosso projeto, acessando nossas redes sociais, lá também compartilhamos ideias de como ser mais sustentável nos negócios e damos várias ideias de DIY para você aplicar em casa e promover a sustentabilidade!



bottom of page