top of page

O impacto da gestão de resíduos no atingimento do 12º ODS



Os resíduos sólidos necessitam de um controle diferenciado, principalmente em construções civis. Nestas áreas, a probabilidade de uma falha no gerenciamento e monitoramento dos resíduos gerados pode vir a ter consequências drásticas ao meio ambiente, como contaminação do solo, assoreamento de córregos e poluição atmosférica.


Desta forma, é extremamente relevante atuarmos de forma assertiva na gestão desses entulhos e restos de obra, viabilizando ações de triagem e outras medidas de sustentabilidade.


1º passo do gerenciamento: organização!


Todo mundo sabe que bagunça só atrapalha, além de esconder vários itens que podem ser utilizados e assim evitar desperdícios e geração de resíduos devido a recompra de materiais desnecessariamente. Uma metodologia para isso é a “5S”, que corresponde a 5 sensos que devemos usar no dia-a-dia para mantermos um bom ambiente de trabalho:


Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil.

Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.

Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar.

Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis.

Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.


Aplicando essa metodologia, fica mais fácil obter um melhor controle da rotina de trabalho do time e evitar desperdícios que podem gerar consequências negativas no meio ambiente.


A partir do momento que os resíduos são gerenciados de forma correta, a empresa está caminhando cada vez mais próxima ao Objetivo 12 da ONU.


Qual é o Objetivo 12 da ONU?


O foco da ODS 12 é construir gestões sustentáveis, aumentar o manejo ambientalmente saudável de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

Por isso, o gerenciamento eficiente dos recursos compartilhados é muito importante para o atingimento das metas ligadas a este objetivo.

Algumas das metas da ODS 12

As metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem para medir o atingimento dos objetivos e tem como prazo final para tal o ano de 2030. As principais metas relacionadas ao 12ª objetivo da ONU são:


  1. Reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

  2. Garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

  3. Apoiar países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades científicas e tecnológicas para mudar para padrões mais sustentáveis de produção e consumo.


Para alcançar as metas desse Objetivo, a mudança nos padrões de consumo e produção se configura como medidas indispensáveis na redução da pegada ecológica sobre o meio ambiente. Ah! E se você que ter mais informações sobre esta ODS, como as demais metas que a compõem, clique aqui para acessar o portal da Agenda 2030.


Casas inteligentes, um exemplo desta mudança de comportamento


Um dos exemplos de mudança de padrões de consumo e produção são as casas inteligentes. As casas inteligentes são sistemas avançados de automação residencial que facilitam a rotina de moradores, controle e monitoramento. E o que esse exemplo tem a ver com sustentabilidade? Simples: seu sistema de construção tem baixo impacto ecológico, ajuda o proprietário do imóvel a economizar nas contas de água e energia elétrica, com uso de painéis solares e um sistema de energia geotérmica que usa calor do interior da terra.


Além disso, podem ser gerenciadas por microprocessadores responsáveis por monitorar funções específicas de cada ambiente, controle e gerenciamento de água potável e gás, controle de vazão, pressão e temperatura, aproveitamento de águas pluviais, lavagem de quintal, carro, uso em caso de incêndio, descargas de banheiros e resfriamento de sistemas de ar condicionado, coleta seletiva e reciclagem do lixo e entre outros mecanismos.


Por fim, cabe ressaltar que as casas inteligentes ainda existem em baixas quantidades hoje no mercado, justamente pelo seu preço que tende a ser bem elevado. Esse é um ponto de questionamento: precisamos construir ações sustentáveis que sejam mais acessíveis, focando cada vez mais na educação geral. Dessa forma, através dessa educação, a gestão de resíduos sólidos seria bem mais eficaz.


A Alugalogo e a sustentabilidade


A Alugalogo se preocupa muito com a sustentabilidade, por isso nos preocupamos em ter parceiros que estejam com as licenças em dia e que respeitem o meio ambiente.

Além disso, prezamos pela cultura do compartilhamento, que também reduz os impactos da indústria no meio ambiente, uma vez que menos equipamentos precisam ser produzidos para atender a demanda da sociedade.


Entre em contato conosco por nossas redes sociais e alugue de forma consciente. Faça parte disso!



bottom of page