top of page

Novembro Azul, você sabe o que significa?

No dia 17 de novembro é comemorado o dia mundial de combate ao câncer de próstata e, em alguns países do mundo, no dia 19, comemora-se o dia internacional do homem. Mas não é o caso do Brasil que comemora o Dia do Homem em 15 de julho.


No entanto, diante de datas tão importantes para saúde e bem estar das pessoas, vamos falar sobre o Novembro Azul.


E você sabia que esta é uma campanha de combate ao câncer de próstata? Assim como nos outros meses do ano, cada mês tem uma campanha específica para alertar à sociedade sobre prevenção e combate a vários tipos de doenças.


Neste artigo, você vai saber a origem do Novembro Azul, as quebras de tabus em relação à prevenção e conscientização do câncer de próstata que, se descoberto em sua fase inicial, tem cura.


Tudo começou em 2003...


Originado em 2003, o “Novembro Azul” teve início na Austrália na cidade de Melbourne. Dois amigos pensaram na ideia de usar bigodes, que estavam fora de moda na época, e escolheram assim o mês de novembro para deixar o bigode crescer.


Inspirados na ideia da mãe de outro amigo que já fazia campanha de luta contra o câncer de mama, eles associaram a ideia do bigode com a conscientização sobre a saúde masculina, uma vez que o dia 17 já era comemorado a luta contra o câncer de próstata.




Outros amigos aceitaram participar da campanha e a história foi se espalhando. Com o passar dos anos, o movimento foi tomando proporções maiores em vários países do mundo.


O laço azul passou a simbolizar a campanha, pois ele é símbolo de luta e esperança. Algumas imagens fazem alusão aos amigos que “resolveram deixar crescer o bigode”. Muitos monumentos em várias partes do mundo são iluminados na cor azul todo mês de novembro.


E o que é o câncer de próstata?


É um tumor maligno que se desenvolve na próstata (que é uma glândula do sistema reprodutor masculino). Mesmo bem pequena, ela tem grande função na produção do esperma junto às vesículas seminais. Segundo o Ministério da Saúde, na fase inicial, esse tipo de câncer não apresenta sintomas, por isso o alto índice que chega a 95% quando descoberto em idade avançada e não ter mais cura.


Sintomas


Muita atenção! Dores nos ossos e ao urinar, vontade de urinar com mais frequência até durante a noite, além de sangue na urina e/ou no sêmen. Esses são sintomas da doença. É preciso redobrar os cuidados e procurar o médico para consultas e exames. Não tenha vergonha de dizer o que está sentindo, isso pode salvar a sua vida!


Fatores de risco


E quais são os fatores de risco de uma doença que é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil de acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer?


São: histórico familiar desse tipo de câncer com pai, tios e irmãos, homens de raça negra e obesidade.


Como prevenir e tratar a saúde?


A melhor forma de prevenção é ficar atento aos sintomas e, a partir dos 45 anos, procurar um urologista e, assim como as mulheres vão ao ginecologista, fazer consultas anuais. Alguns médicos aconselham o exame após os 50 anos, isso vai da saúde do paciente.



Para homens com histórico da doença na família, talvez seja bom procurar um médico e fazer exame de PSA (sangue) antes mesmo dos 40 anos. Prevenir nunca é demais. Esse exame de PSA acusa algum tipo de alteração na próstata. Nunca interprete um exame por si mesmo. Nem sempre PSA alto é sinônimo de câncer. Ao receber o resultado do exame, consulte o médico que vai dar o diagnóstico correto. Não deixe que uma desculpa (atualmente o risco de pegar covid-19) para deixar de fazer consultas regulares.




“Saúde é o que interessa...”, já dizia o personagem dos programas de humor “Paulo Cintura”


Lembre-se de: praticar exercícios físicos, manter uma alimentação mais saudável para controle do peso, cortar o cigarro e diminuir o uso de bebidas alcoólicas podem ajudar na prevenção da doença, assim como fazer exames regularmente.



Se o paciente já tiver algum tipo de alteração maior na glândula será preciso fazer biópsia para o diagnóstico mais detalhado e verificar se é ou não tumor maligno.


É totalmente possível uma prevenção, então cuide de sua saúde! Deixe o preconceito de lado e seja feliz. Porque: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!”



Responsabilidade Social


A Alugalogo incentiva a promoção da saúde em todos os âmbitos. E, além de cuidar do meio ambiente, nosso compromisso é com o bem estar de toda a sociedade.


Ah... Vai fazer uma obra? Lembre-se de que caçamba para a gestão de resíduos nunca pode faltar.


Faça já um orçamento! Agilidade, praticidade no aluguel e responsabilidade ambiental é com a Alugalogo.


Acesse também nossas redes sociais e fique sempre por dentro de assuntos relacionados a canteiros de obras e construção civil.





bottom of page