O mês de novembro, além de antecipar as festividades de fim de ano, também é um momento de conscientização sobre a importância dos cuidados da saúde do homem. Saiba que o câncer de próstata, foco principal do novembro azul, é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A boa notícia é que quando detectado precocemente, as chances de cura aumentam e o risco de morte cai significativamente. Por isso, é de extrema importância que essa campanha seja cada vez mais disseminada.
Mas como surgiu o novembro azul e quais são os principais objetivos da campanha? Veja a seguir um pouco sobre a história desse movimento tão importante e que é capaz de salvar vidas.
Como surgiu o Novembro Azul?
O Novembro Azul surgiu no ano de 2003 em Melbourne, na Austrália. A ideia teve início quando dois amigos Travis Garone e Luke Slattery estavam em dúvida se eles ficariam bem de bigode, sendo que essa característica estética estava fora de moda na época.
Para fazer com que a brincadeira pudesse, além de divertir, ajudar muitas pessoas, os dois amigos decidiram associar o simples fato de deixar o bigode crescer com uma campanha voltada para a saúde masculina. O mês de novembro foi o escolhido, pois no dia 17 de novembro de 2003 já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
Movido pela campanha que estava crescendo cada vez mais, no ano de 2004, o Movember Foundation foi criado com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate ao câncer de próstata. Concomitantemente a este fato, foi desenvolvida também uma plataforma para que os homens pudessem compartilhar a evolução dos bigodes, sendo uma ótima ferramenta de divulgação da campanha.
Não demorou muito para que a ideia e conscientização chegassem em outros países, disseminando cada vez mais a importância da prevenção e cuidados com a saúde masculina.
Novembro Azul no Brasil
Os responsáveis por trazer a ideia para o Brasil em 2008 foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente à Sociedade Brasileira de Urologia. Como cada país é composto por uma cultura diferente, no Brasil, a iniciativa teve como foco a quebra do preconceito e a diminuição de barreiras criadas pelos homens em relação a esse cuidado tão importante.
Para se ter uma ideia, a primeira campanha do Novembro Azul no país foi “Um Toque, Um Drible”, fazendo associação ao futebol e também ao exame feito para detectar o câncer.
Hoje em dia, este mês é marcado por inúmeros projetos que envolvem palestras e eventos que visam a divulgação da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O mais interessante é que muitas empresas, de diversos setores, também estão aderindo ao movimento, ajudando ainda mais na conscientização.
Tratamento, prevenção e exames periódicos
Para ajudar ainda mais na campanha e também no compartilhamento de informações que sejam úteis para a prevenção e diagnóstico precoce, a seguir vamos falar um pouco mais sobre o tratamento, prevenção e exames.
O recomendado, de modo geral, é que homens façam exames periódicos para fazer um check-up total da saúde, como por exemplo:
· Medir a pressão arterial;
· Dosagem do colesterol e glicemia;
· Exames de urina;
· Verificação do Índice de Massa Corpórea, assim como a medição do perímetro abdominal;
· Exames de sangue e outros.
No caso do câncer de próstata, o indicado é que os homens consultem um urologista para que ele passe as recomendações e exames necessários para realizar o diagnóstico e, quando necessário, o tratamento.
A Alugalogo entende a importância do Novembro Azul e, por isso, utiliza os seus meios de comunicação para propagar informações que ajudam os homens a terem um cuidado maior com a saúde.
Comments