top of page

Energia renovável na Construção Civil: benefícios para o Meio Ambiente e para a Obra


Energia renovável na construção civil
Imagem de Maria Godfrida por Pixabay

A construção civil é um dos setores que mais geram resíduos e impactos ambientais e, além disso, também está entre os que mais usam os recursos naturais para que as etapas construtivas sejam realizadas.


Como forma de minimizar esses impactos, muitas construtoras passaram a adotar medidas sustentáveis para que os danos sejam menores, como é o caso da energia renovável na construção civil.


Saiba que a energia renovável tem um papel fundamental para o setor e é capaz de trazer benefícios que vão desde a preservação ambiental até a economia na obra.


Para que você fique por dentro do assunto, neste artigo falaremos um pouco mais sobre o uso e também os pontos positivos de ter uma obra sustentável com uso deste tipo de energia.


O que é energia renovável na construção civil?


Em primeiro lugar, é preciso saber que a energia renovável é aquela gerada a partir de fontes naturais e que não se esgotam, como é o caso da energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica.


Na construção civil, essas fontes podem ser utilizadas para gerar energia elétrica e térmica, reduzindo a dependência de fontes não renováveis. De modo geral, a energia solar é a mais utilizada no setor e isso acontece por diversos motivos, mas principalmente pelo fato do Brasil ser um país com incidência de radiação solar, praticamente, o ano todo.


O mais interessante é que este tipo de energia pode ser utilizado para economizar energia para a execução das etapas construtivas e também para o pós-obra, onde os futuros moradores podem usufruir das placas solares para obter energia.


Como utilizar a energia renovável na construção civil?


Com o avanço da tecnologia e também das medidas de proteção ambiental, hoje, existem diversas técnicas de energia renovável que podem ser aplicadas na construção civil.


Entre elas, é possível destacar os painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica, que funcionam a partir de dispositivos que são capazes de converter energia solar em energia elétrica. Basicamente, eles apresentam materiais que fazem a condução da energia, absorvendo a luz do sol e a transformando em eletricidade.


Na construção civil, os painéis solares podem ser instalados em telhados, fachadas ou em estruturas independentes. A energia elétrica gerada pode ser utilizada para alimentar as necessidades de iluminação, refrigeração, aquecimento de água, entre outros equipamentos e sistemas.


O melhor de tudo é que a obra passa a gastar menos e ainda estará atuando a favor do meio ambiente.


Quais são os benefícios?


Como falado, o uso de energia renovável na construção civil traz diversos benefícios para a obra e para a preservação dos recursos naturais.


Mas quais serão e como eles podem ser capazes de otimizar os processos e trazer economia para a construção e também para os futuros moradores?


Confira a lista:

  • Redução de custos com energia elétrica e térmica;

  • Menor emissão de gases de efeito estufa;

  • Valorização do imóvel, quando a construtora decide utilizar os sistemas renováveis na construção;

  • Redução da emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global;

  • Aumento da capacidade energética da obra;

  • Contribuição para o aumento do uso da sustentabilidade no setor.

Percebe-se então que investir em energia renovável na construção civil é uma escolha inteligente e responsável, que pode trazer benefícios a curto e longo prazo.


Para melhorar ainda mais a sustentabilidade na construção civil, é recomendado que as construtoras também invistam em políticas que visam a separação, coleta e descarte de resíduos.


Para essa questão, a Alugalogo tem a solução perfeita, pois a plataforma tem empresas de caçambas licenciadas cadastradas e prontas para realizar o serviço de coleta e descarte em diversas regiões do país.



Kommentare


bottom of page