top of page

Economia compartilhada: O que é e quais as suas vantagens?


O mundo está em constante evolução, e com ele as práticas de consumo também evoluem, e a economia compartilhada é uma das formas que tem se tornado tendência, criando um método de dividir a compra ou o uso de produtos e serviços, que criam um consumo colaborativo.


A princípio, a ideia pode até parecer complicada, mas já usamos muito no nosso dia a dia, um exemplo é o compartilhamento de patinetes e bicicletas que ficam à disposição para locação em diversos pontos da cidade e após o uso são devolvidos, com os equipamentos também acontece a mesma coisa, você tem acesso a ele no marketplace, aluga por um tempo determinado, e depois o devolve.


O que é economia compartilhada?


Exemplificamos anteriormente do que se trata a economia compartilhada, mas para entendê-la de uma forma mais completa, vamos conceituá-la: economia compartilhada é um modelo econômico que se baseia em consumo colaborativo, através do compartilhamento, troca, empréstimo e aluguel de bens ou serviços.


Um dos objetivos é disponibilizar materiais que não tenham uma frequência de uso contínuo, permitindo que outras pessoas usufruam deles, gerando também, uma rede sustentável de consumo.


O que faz uma empresa ser considerada de economia compartilhada?


Se olharmos apenas pelo viés do compartilhamento, várias empresas poderão ser consideradas de economia compartilhada, mas existem certos requisitos a serem cumpridos para que ela realmente cumpra este papel, que são:


  • Promover o acesso a bens pouco utilizados;

  • Beneficiar consumidores por meio do acesso a bens e serviços;

  • Ter redes descentralizadas e marketplaces.


Lembrando que, o compartilhamento e a economia coletiva se tornaram possíveis graças à internet, já que muitas das transações acontecem no meio digital.


Quando surgiu e o que fez a economia compartilhada ganhar força?


A maioria dos leitores, deve se lembrar com clareza da crise econômica mundial que assolou o mundo em 2009, essa crise diminuiu o poder de compra dos consumidores, que passaram a não ter acesso a certos bens e serviços devido ao custo.


Isso fez com que as pessoas criassem comunidades na internet para se conectar e compartilhar bens e serviços, reduzindo o preço e aumentando o acesso a diversos recursos que tinham ficado inacessíveis em virtude da crise mundial.


Os empresários e empreendedores também perceberam essa mudança no comportamento e lançaram negócios que tinham o objetivo de absorver esse novo mercado, poupando recursos financeiros e naturais, e utilizando produtos com maior capacidade de consumo.


Então, a partir de 2010, o conceito de consumo colaborativo e economia compartilhada passaram a ser difundidos mundialmente, e o que antes era resumido à partilha de produtos, hoje se estende a diversas atividades, como compra coletiva, troca, propriedades compartilhadas, aluguéis, empréstimos de produtos e até modelos de assinaturas.


Quais as vantagens da economia compartilhada?


A economia compartilhada serve para ampliar o acesso a bens e serviços através de um modelo de consumo sustentável, consciente e racional visando a otimização dos bens já produzidos, ao invés da produção e compra de um novo produto. Se baseando nos três pilares da sustentabilidade, que são, econômico, ambiental e social, estimula práticas que economizam dinheiro, reduzem o uso de recursos naturais e geram benefícios que são repartidos entre toda a sociedade.


Além disso, economia compartilhada democratiza o acesso a bens e serviços, reduz os impactos negativos ao meio ambiente, incentiva o consumo sustentável, e consequentemente melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos no mercado.

Por isso, a Alugalogo aplica a economia compartilhada em seu modelo de negócios para que mais pessoas tenham acesso a equipamentos, sem precisar adquiri-los, de forma prática, incentivando o consumo consciente de produtos!


Conheça as nossas ferramentas acessando a página inicial do site, faça uma cotação e experimente você também as vantagens de fazer parte do consumo compartilhado!


Ah! E quer saber mais um pouco sobre o assunto, clique aqui e baixe nosso e-book.




bottom of page