top of page

Construção sustentável: uso de módulos ao invés de madeira


Atualmente, 90% das mercadorias comercializadas no mundo são transportadas por meio de containers metálicos, sendo utilizados aproximadamente 5000 unidades a cada ano. Também conhecidos como módulos, quando eles param de transportar mercadorias, podem ser utilizados em outras áreas como a construção civil, e mesmo que eles sejam fabricados exclusivamente para outra destinação, que não o transporte, são uma excelente opção na substituição de moradias, pois além de serem sustentáveis, eles poupam a utilização de outras matérias primas na construção de uma casa, como, por exemplo, vidro, concreto, metal, e a madeira.


Pensando no impacto ambiental do uso desses materiais, e na reutilização de containers como matéria prima para construções, trouxemos as vantagens de utilizá-los como opção consciente e sustentável de construção, confira mais no artigo abaixo.


Preservação do meio ambiente


O efeito de construções com containers que levam em conta a sustentabilidade é a preservação do meio ambiente. O uso dos containers, substitui construções de alvenaria. Assim, há redução no uso de madeira e outros materiais, não gerando entulho. E, além de ser considerado sustentável, é também prático e versátil. Prático, pois permite movimentação de um local para o outro, o que já evita mais obras em caso de mudança. Também é versátil, por ter a opção de expandir a obra adicionando módulos, que podem chegar prontos ao local e serem acoplados aos contêineres já existentes.


Economia no médio e longo prazo


No médio e longo prazo, projetos de arquitetura sustentável trazem retornos financeiros significativos. O maior exemplo é a implantação de sistemas de energia renováveis, como a solar. Placas fotovoltaicas são capazes de reduzir em até 80% a fatura de luz, de modo que até o próprio investimento com a instalação se pague sozinho.


Além disso, as obras podem ficar de 15% a 30% mais em conta que as convencionais. Em caso de empreendimentos comerciais, que exigem agilidade para serem terminados para que os rendimentos sejam mais rápidos, a vantagem é ainda maior, pois a obra é entregue, em média, em 40% do tempo de uma construção do mesmo porte, se feita em alvenaria.


Conforto na obra


A entrega imediata e a segurança que o contêiner oferece são algumas das vantagens do aluguel do produto. Além disso, é possível reposicionar o contêiner dentro do terreno da obra ou para outras construções quando for conveniente, já que são totalmente modulares. Também é econômico, pois não gera custos de mão de obra, nem de material para montagem de estruturas comumente feitas em madeira e compensado.


Módulos habitacionais de metal x módulos habitacionais de madeira


No mercado, existem também os módulos de madeira, porém, a madeira exige mais cuidado, mais manutenção, e se deteriora com mais facilidade que os containers de metal.


A durabilidade do metal em relação à madeira, é muito maior, além de exigir menos cuidados, e ser sustentável, pois, já existem diversos containers de metal fabricado, já os de madeira são mais raros de ser encontrados, demandando fabricação, o que demanda mais do meio ambiente, pois há mais gasto de matéria-prima.


Onde encontrar um container?


Por muito tempo os containers eram vistos como uma espécie de sucata, após seu uso pelas empresas de logística e navegação, o destino dessas estruturas era o lixo.


Uma das soluções foi reaproveitá-los para estruturar casas e edificações em geral, e com isso surgiu um negócio novo que seria a comercialização dessas estruturas.


A Alugalogo pode apoiar você na locação de containers para construções. Se você deseja mais informações sobre como ter um container em sua construção, entre em contato conosco pelo e-mail que forneceremos mais informações de como ter uma construção sustentável!




bottom of page