top of page

Como descartar os resíduos das podas das árvores corretamente



Quando pensamos no outono e inverno, as primeiras imagens que nos vêm à cabeça são as de folhas secas e amareladas caindo dos galhos das árvores. E é também o período mais favorável para podar e adubar as plantas.


Nada impede que seja realizada alguma poda durante as outras épocas do ano, como poda de limpeza ou contenção. Mas, pensando no bom desenvolvimento da planta, a melhor época é no período mais frio, pois ela sofrerá menos com este manejo. Além disso, previne contra quedas de árvores nas épocas chuvosas, que causam enormes transtornos.


Pensando nisso, a Alugalogo desenvolveu esse artigo para te ajudar a fazer a poda e o descarte correto dos resíduos dela de forma correta, confira mais detalhes no texto abaixo.


Podas urbanas


Na cidade, o melhor período para a realização de podas é entre os meses de maio a agosto. Elas devem ser realizadas com equipamentos adequados, não podendo exceder 30% da copa verde da árvore. A poda deve ser realizada de forma harmônica, de modo a não causar danos estruturais com a árvore.


De modo geral, desde que realizada corretamente, todas as árvores resistem a podas, tendo como exceção os ingás, que não toleram podas anuais. É recomendável que não se realize podas entre setembro até abril. Com exceção de frutíferas ornamentais, árvores de sombra, sendo elas nativas ou exóticas, não necessitam de podas anuais.


Caso alguma árvore seja podada de forma incorreta, as multas das prefeituras podem variar, por unidade, principalmente quando considerada a poda irregular da vegetação em logradouros públicos.


Lixo verde


O Lixo Verde é composto por todos os resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação, especialmente de plantas e árvores. Esses resíduos vegetais, após o tratamento em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente, contribuindo para o meio ambiente e reciclando seus próprios nutrientes nos processos da natureza. Por exemplo, restos de cascas, folhagens e capim seco (resíduos vegetais impróprios ao consumo humano e animal) podem ser destinados à produção de fertilizantes agrícolas, por meio da compostagem. O resultado é um adubo orgânico rico em nutrientes, que substitui os fertilizantes minerais, aumentando a produtividade do solo e reduzindo custos extras.


Quando descartado irregularmente, especialmente em ambientes urbanos, o Lixo Verde pode se tornar um sério problema ambiental devido ao grande volume gerado e aos locais inadequados em que são armazenados ou descartados. A disposição inadequada desses resíduos orgânicos, favorecem a proliferação de vetores de doenças. Assim, faz-se necessária a adoção de métodos adequados de gestão e tratamento dos volumes de resíduos, para que a matéria orgânica presente seja estabilizada e possa cumprir seu papel natural de fertilizar os solos.


Vale destacar que a matéria vegetal que forma o Lixo Verde pode ser usado de várias maneiras, levando inclusive à geração de empregos e renda nos mais diversos setores, como preparação de adubos orgânicos, produção de energia limpa e desenvolvimento de áreas de compostagem.


O que pode ser feito:


  • Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar;

  • Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba, a Alugalogo reúne vários locadores credenciados que prestam esse serviço. Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos.


O que não pode ser feito:


  • Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa.

  • Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças;

  • Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças;

  • Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo.


Qual a importância de descartar o lixo verde de maneira correta?


A gestão inadequada dos restos da arborização urbana custa caro para os municípios. Surge também a necessidade de áreas extensas para armazenar os dejetos, como os famosos lixões e aterros sanitários. No Brasil, é muito comum inclusive que o lixo verde seja simplesmente descartado em terrenos vazios.


Por isso, o descarte correto desse lixo é tão importante, e os locadores cadastrados na Alugalogo dão a destinação certa para esses resíduos. Acesse a nossa página inicial, faça a sua cotação e garanta que os resíduos da poda serão feitas adequadamente!



bottom of page