top of page

Betoneira: o que você precisa saber sobre esse equipamento!



Para quem trabalha na construção civil, ou fazer uma obra em casa a betoneira é um equipamento que auxilia muito o trabalho. Sabemos que há várias formas de misturar o concreto, mas para obter uma mistura homogênea de todos os materiais.


Pensando nisto, preparamos este artigo especial para você conhecer todas as características, tipos e vantagens desse equipamento tão completo, e útil no momento de construir. Confira abaixo!


O que é uma betoneira?


Betoneira é um maquinário desenvolvido para misturar materiais nos quais seja necessário acrescentar pedras a essa mistura. Ela consegue homogeneizar misturas com essa matéria-prima, como, por exemplo, o concreto, que leva: areia, cimento, água, e as pedras.


A betoneira, tem papel fundamental, por misturar os materiais que a serem utilizados em uma obra uniformemente, ela garante mais eficiência e praticidade.


Benefícios da utilização da betoneira


Rapidez


As betoneiras são capazes de preparar uma grande quantidade de massa para concretagem, em menos de 15 minutos. O obreiro apenas será responsável por calcular a água, cimento, areia, brita e outros elementos do concreto.


A quantidade de concreto produzido depende da capacidade da máquina. Betoneiras com capacidade para 400 litros produzem em média 160 litros de massa no tempo estimado acima (15 minutos). Essa mesma quantidade, se misturada manualmente, levaria em média 1 hora para a realização.


Fácil Manuseio


A betoneira tem o manuseio bastante simples. Deve-se atentar apenas ao local no qual ela será colocada, pois, ele deverá ser liso e estável, para que o equipamento não saia do lugar e provoque acidentes.


É recomendável utilizar os Equipamentos de Proteção Individual durante do equipamento. A maioria das betoneiras possui um botão de segurança que forçam o desligamento em caso de acidentes.


Economia e Produtividade


O uso da betoneira deixa a mistura de concreto mais uniforme comparada à mistura manual. Dessa forma, haverá menos desperdício. Além disso, a máquina também evita a perda do material que geralmente se acumula nos cantos das caixas.


Além disso, como já exemplificamos, uma betoneira consegue misturar uma grande quantidade de materiais em apenas 15 minutos, já se a mistura for feita manualmente, ela irá demorar mais de uma hora, o que interfere diretamente na produtividade.


Tipos de betoneira


Você deve estar se perguntando, existe mais de um tipo de betoneira? E a resposta é sim, isso porque não só a capacidade delas, mas outras características também mudam de acordo com a necessidade, confira quais as betoneiras existem no mercado:


Automática


É aquela que possui esteiras rolantes automatizadas. Ela se destaca por sua praticidade, pois, não exige muito esforço para a sua locomoção, o equipamento é movido por um motor sincronizado.


Móvel


Transportada por um caminhão, a betoneira móvel é acoplada através de um sistema movido por uma correia de ação unida a um motor. Ela pode ser transportada para diversos lugares, sempre com o giro constante.


Betoneira Fixa


É uma máquina fixa não apresenta nenhum movimento. Por isso, não pode ser removida do local onde será instalada. É equipada com um motor, que é responsável por deixar a mistura bastante homogênea.


Betoneira semi-fixa


Possui rodas para que possa ser transportada, a betoneira semi-fixa conta com as mesmas características da betoneira fixa. Porém, pode ser movimentada para pontos diferentes da obra, de acordo com a necessidade.


E agora que você já sabe as principais características, funcionalidades e vantagens de usar uma betoneira, acesse a página inicial do nosso site, e faça uma cotação. Garantimos praticidade e rapidez na locação do seu equipamento, e agilidade no recebimento em qualquer lugar do país!



bottom of page