5 Dicas para ensinar seus filhos sobre sustentabilidade

Sustentabilidade é entendida como a habilidade de atender às necessidades que nós, seres humanos, temos sem comprometermos as gerações futuras. Isso não é puro modismo. É questão de sobrevivência ambiental, logo é preciso consciência de toda sociedade.


Também não é clichê dizer que a família é célula da sociedade, então, é de fundamental importância essa educação não só da escola, mas os pais também precisam ensinar aos filhos noções de sustentabilidade para a formação de uma consciência coletiva.


Nesse artigo, vamos falar exatamente sobre isso: dar dicas de como ensinar as crianças sobre a importância da sustentabilidade para que possamos cuidar do planeta e, consequentemente, melhorarmos a nossa vida atual e das gerações futuras.


Ações que fazem a diferença


Com pequenas ações em casa, as crianças são instruídas quanto ao consumo consciente. Elas vão aprender que, cuidar da própria saúde e da casa onde moram, é uma forma de cuidar do meio ambiente. Uma ação leva a outra e tudo vai tomando um sentido comum de conservação do planeta Terra.

E como fazer isso? Veja como é bem simples. Vamos falar sobre:


- Economia doméstica


- Os 3R da sustentabilidade


- Faça doações


- Cultura é essencial


- Dê o seu exemplo

Para criar esta consciência de sustentabilidade precisamos fazer...


Economia doméstica:

Não desperdice água!


É um recurso renovável, mas ultimamente, com grandes desequilíbrios ambientais, a água potável está faltando em muitas regiões no planeta. Ensaboe o corpo ou as mãos com a torneira fechada. É possível fazer o mesmo quando escovamos os dentes. Reutilize a água da máquina de lavar para fazer a limpeza de uma escada, quintal ou garagem.


Coloque pouca comida no prato para não desperdiçar o restante, caso esteja satisfeito. Diga não ao desperdício de comida! Com a alta da inflação o preço dos alimentos subiu bastante. Também é preciso pensar no semelhante. Há milhões de pessoas no mundo passando fome, sem ter o que comer, não é verdade?


Faça uma boa dosagem da comida dos Pets


Para não desperdiçar o alimento, tendo em vista que o seu bichinho de estimação não tem noção desta responsabilidade, veja no verso da embalagem da ração o volume indicado de alimento para o(s) seu(s) grande(s) amigo(s).


Economize energia!


O último a sair de um ambiente que apague a luz. Desligue um eletrodoméstico que não será utilizado durante todo o dia. O stand-by não economiza energia totalmente. Imagine vários equipamentos, em casa, com este recurso ligado o dia todo? O que você acha de trocar o relógio do forno de micro-ondas pelo relógio de parede à pilha? Não se esqueça de utilizar a logística reversa para pilhas e baterias (vários supermercados recebem esse resíduo de volta). Não jogue no lixo comum!

Não desperdice papel!


Utilize uma folha dos dois lados. São necessárias 11 árvores para produzir 1 tonelada de papel. O papel vem da celulose da madeira e, com os grandes desmatamentos das florestas é preciso pensar nessa economia também. Dentro dessa mesma perspectiva, incentive seu filho a cuidar do próprio material escolar. Assim ele já vai levar esta “ideia” para a sala de aula.


Aproveite as "sobras"


Restos de frutas, verduras e legumes podem ser utilizados no quintal da horta em casa assim você pode ensinar às crianças que algumas sementes ali podem fazer nascer pé de tomate, pimentão, mamão, goiaba, morango por exemplo.

Você sabe quais são os 3R da sustentabilidade?


Ensine os 3R para seu filho!


Reduzir (o consumo). Reutilizar (embalagens de plástico ou papel e outros materiais que julgar possível). Reciclar (os resíduos que possuem esta condição) como latas de alumínio, papéis, sacolas, sacos plásticos, embalagens, vidros, garrafas PET e muitos outros. Basta separar os materiais corretamente do lixo orgânico.



Faça brinquedos com materiais recicláveis!


Confeccione um tabuleiro de damas em casa e junte 24 tampinhas de refrigerante ou de caixa longa-vida.


Essas tampinhas e tampas de amaciante ou copinhos de iogurte também podem ser utilizadas para confecção de cobras e bonecos. Faça furos no meio das tampinhas e una todas elas com barbante. A tampa maior do amaciante será cabeça. Desenhe os olhos e boca com canetinha. O ideal é ter tampinhas de várias cores para a brincadeira ficar bem divertida.




Garrafas pet podem se tornar carrinhos ou vasinhos de planta (ensine a plantar o feijão no algodão). Quem nunca plantou um pé de feijão na escola?

Rolinhos de papel higiênico ou papel absorvente de cozinha podem se tornar foguetes espaciais. Utilize cola, perfurador e canetinha para fazer os detalhes. E solte a imaginação com a criança.


Você não quer mais, porém ainda poderia servir para alguém...


Faça doações!

A criança cresceu. Ensine a ela que o irmão ou a irmã menor pode usar a mesma roupa ou sapato. Mostre a ela que muitas redes de lojas de roupas têm os contêineres para esse tipo de doação. Não quer mais um brinquedo? Vamos doá-lo para uma criança que não pode comprar? Muitas instituições filantrópicas fazem esses tipos de campanha.


Cultura é essencial!


Incentive a leitura de livros que falem sobre sustentabilidade. Histórias lúdicas deixarão a criança mais atenta quanto a este tema tão importante! Procure em sua cidade por projetos culturais (teatro, shows, exposições, filmes) que abordam a sobre consciência ecológica. Diversão com informação nunca é demais!


Dê o seu exemplo!


De nada adianta ensinar estas dicas para sua criança se você não der o exemplo! Não jogue lixo na rua. Tenha um saquinho para juntar o lixo no carro ou guarde no bolso até encontrar uma lixeira. Mostre que isso é importante para manter a cidade limpa! Não é porque existe o gari para varrer a calçada que podemos jogar lixo no chão! Não desperdice água. Utilize mais a luz do sol durante o dia! Não deixe carregadores de celular ou tablets muito tempo na tomada. Terminou a recarga, desligue!

Veja que pequenas ações como estas são possíveis para formarmos a geração das crianças de hoje adultos muito mais conscientes no futuro. Não se esqueça de que a Terra pede socorro! E nós seres humanos é quem podemos socorrê-la!


Falando em dar exemplo... Que tal mostrar à criança como é fácil manter a obra de reforma ou construção da sua casa em casa bastante limpa? E como fazer isso? É simples! Alugalogo uma caçamba conosco!

Mostre a ela que depositar os RCCs na caçamba vai manter a limpeza do local e também da cidade.