Sobrou material na obra? Confira dicas de como aproveitar!


Sempre que vamos fazer uma obra ou até mesmo reforma da casa, planejamos para que nunca falte materiais, e essa falta não prejudique o andamento da construção. Mas se não pode faltar materiais, o que fazer quando eles sobram?


É possível aproveitar esses materiais em outras oportunidades, e com criatividade e um pouco de planejamento evitar qualquer tipo de desperdício de materiais, e ainda por cima criar algo interessante com essas sobras para deixar a sua casa ainda mais aconchegante e charmosa. Confira as dicas que trouxemos neste artigo, e vão te ajudar no aproveitamento desses materiais!


Tipos de materiais que podem ser aproveitados de uma obra


Madeira


A madeira, é considerada um dos mais proveitosos materiais. Isso porque, ela se destina a diversas finalidades, principalmente relacionadas à carpintaria e à marcenaria.


O principal entrave nesse processo é quando a madeira está pintada, o que pode dificultar o reuso do material, pois o processo de reciclagem costuma ser mais complexo e custoso.


Tinta


No caso das tintas seu aproveitamento é mais complicado em virtude do prazo de validade, ela pode secar, e até perde a sua qualidade. Neste caso, o melhor a ser feito, é doar a tinta excedente ou guardá-la para utilizar em reparos ou obras futuras, observando-se o prazo de validade.


Quanto às latas vazias, basta destiná-las a cooperativas de catadores de material reciclável ou até mesmo empresas de sucatas, pois as feitas de aço podem ser 100% reaproveitadas.


Gesso


Para o aproveitamento dos resíduos de gesso, é importante não misturá-los com quaisquer materiais úmidos, pois, caso derretam, poderão comprometer por completo a estrutura onde foram depositados.


Além desses materiais elencados acima, muitos outros também podem ser aproveitados, como, por exemplo, pedra, papel, areia, tubos, revestimentos etc. Desde que você observe os cuidados de acondicionamento e conservação para que eles não se deteriorem.


Agora que você já sabe quais materiais podem ser reaproveitados


Confira as dicas de como fazer esse aproveitamento:


Guarde o material para obras futuras


Tubos e revestimentos são exemplos típicos de coisas que, inevitavelmente, vão sobrar após o término da obra. Nesses casos, o melhor a fazer é guardá-los para manutenções e reparos futuros. Eles podem ajudar em um momento que você precise trocar parte do encanamento, renovar a pintura ou recolocar algum piso


Utilize os materiais na decoração


Essa dica é válida especialmente para quem acabou de construir, como a decoração está diretamente ligada à criatividade, essa é a hora de unir o útil ao agradável e reaproveitar a sobra de materiais para criar peças decorativas. Blocos de concreto ou de tijolos, tubos de PVC, telhas etc. podem ser aproveitados:


  • Você pode utilizar as telhas para criar prateleiras charmosas e originais. Já com os blocos e tubos, é possível criar lindos suportes para as plantas do seu jardim. Ou melhor ainda: se você levar jeito para a coisa, poderá transformá-los em móveis rústicos e personalizados para a sua casa, como mesinhas, aparadores ou criados-mudos. Fica um charme!

  • Restos de areia e diferentes tipos de brita são ótimos materiais para decorar seu quintal. Utilize as pedras para criar caminhos, delimitar canteiros e enfeitar vasos de plantas. Já a areia pode ir em um espaço reservado para as crianças brincarem – se estiver limpa e sem restos de materiais que podem machucar.

  • Tijolos reciclados têm uma textura interessante e podem conferir charme a qualquer ambiente. Portanto, aproveite-os! Eles podem ser usados para construir um caminho de jardim, uma fogueira, uma churrasqueira ou até mesmo móveis para o interior de sua casa.

  • Ladrilhos podem ser aproveitados como tabuleiros ou apoio de pratos na cozinha. Outros podem ser quebrados e usados para mosaicos em mesas, espelhos, molduras ou qualquer superfície rígida.


Doe o material excedente


Existem várias instituições filantrópicas que dependem basicamente de doações para desenvolver suas atividades, como construção de abrigos, creches etc. Qualquer quantidade de material será útil nessas situações.


Isso sem falar que, dentre todas as dicas da lista, esta é a com que você conseguirá aplicar a sustentabilidade em grau máximo, evitando o desperdício e preocupando-se com o meio ambiente e a humanidade.


Gostou das nossas dicas para aproveitamento de materiais em obra? Então comente neste artigo o que achou, e nos siga nas nossas redes sociais, sempre trazemos dicas sobre locação de equipamentos para construção, reforma, sustentabilidade e muito mais!


Facebook: facebook.com/alugalogo

Instagram: instagram.com/alugalogo

LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/


#Alugalogo #digitalização #sustentabilidade #reproveite #recicle #caçamba #meioambente #construçãocivil