Quais cuidados devem ser tomados antes do início de uma obra?

Você já pensou em fazer uma obra, seja a construção de uma casa, um cômodo de comércio ou uma reforma grande ou pequena? Se a resposta for SIM, você está no lugar certo.

Neste artigo, vamos relacionar alguns passos muito importantes para você fazer aquela obra dos seus sonhos, independente do tipo de ambiente. Falaremos sobre as etapas que vêm antes do “colocar a mão na massa”, como por exemplo, contratação de engenheiro ou arquiteto, documentação, locação de caçambas para descarte correto dos resíduos, entre outros pontos.


Já definiu o que vai fazer? Qual o tipo de obra, construção ou reforma?



É imprescindível que seja contratado um engenheiro e ou arquiteto responsável que vai fazer o planejamento da obra, plano e planta. Procure profissionais ou empresas de boas referências. Um Q.I. (quem indica) é muito bem vindo. Verifique se, de fato, os profissionais estão devidamente registrados nos Conselhos de Engenharia e Arquitetura.


Planejamento

Para qualquer tarefa, é sempre bom fazer planejamento. Em obras ou reformas isso é muito importante e você vai economizar uma boa grana.


- Estabeleça um orçamento: veja o quanto pode gastar. No entanto, o ideal é trabalhar sempre com 10% a mais do valor previsto. Faça uma planilha de custos e gastos.



Levante os custos da obra com:

- mão de obra;

- aluguel de caçambas do início ao fim da obra para o descarte correto de resíduos;

- todo o material de construção, que inclui a parte inicial até acabamento, iluminação e decoração;

- impostos, taxas de documentação ou regularização antes e depois (como Habite-se) por exemplo;

- limpeza no pós-obra. (Este é um item que precisa ser bem estudado). Algumas empreiteiras trabalham com profissionais que já vão limpando o serviço que realizam, mas muitos ainda não têm essa consciência.


Separe a documentação

O engenheiro, o arquiteto ou os dois vão te ajudar se tiver dúvida com a documentação necessária que pode variar entre construção e reforma. Esteja sempre em alerta na entrega desses documentos na prefeitura da cidade.


O terreno e o tamanho da construção devem seguir as regras municipais. Assim, o responsável pela obra ou a construtora tem a obrigação de entregar o projeto, plano de construção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na prefeitura. Essa ART prova a ligação entre o profissional e a obra. O dono do imóvel deve conferir se esse documento foi realmente entregue.


- Matrícula do imóvel ou terreno: documento que comprova se o terreno que vai construir ou imóvel a ser reformado está regularizado na prefeitura da cidade. É preciso ter a matrícula registrada em cartório de imóveis do município.


- O alvará de construção, emitido pela prefeitura, é indispensável para o início da obra. Se todo o plano de construção ou reforma estiver de acordo com a legislação, o documento será expedido.


Na reforma, é preciso registro do imóvel (prova da construção) e cadastro que é a numeração de rua na prefeitura da cidade.


Ter um cronograma de obras é fundamental

Ao fazer um cronograma da construção ou da reforma, você vai listar as atividades que precisa fazer em sequência. Muitas pessoas não têm ideia disso, por isso é bom sempre pedir ajuda ao engenheiro ou ao arquiteto.


Estipule um tempo para fazer as atividades e faça um controle desse cronograma. Uma boa dica é verificar as condições climáticas, porque trabalhos internos podem ser feitos em períodos chuvosos. Assim acidentes e desperdício de material são evitados.



Lembre-se de que:

Contratar um profissional faz toda a diferença para ter a sua obra regularizada e bem organizada. Além disso, é preciso ter consciência da responsabilidade ambiental e do consumo consciente. O ideal é reaproveitar alguns resíduos da obra e também fazer o descarte correto e o gerenciamento dos RCCs. Um item que não pode faltar, ok?


E para isso, você vai precisar de caçambas! Então já sabe, a Alugalogo pode te ajudar! Nossos parceiros têm caçambas de vários modelos de acordo com a legislação vigente. Orce uma caçamba, agora! Faça já seu orçamento!