top of page

Quais as diferenças entre casa ecológica e casa pré-fabricada?

Ei, você que se preocupa com sustentabilidade, consumo consciente, reaproveitamento de material, economia na hora da construção! Pensar em sustentabilidade é fundamental no mundo de hoje e é preciso cada um fazer a sua parte.


Vamos falar sobre as diferenças entre casa ecológica e casa pré-fabricada, dar ótimas dicas para esses tipos de construção, além de apresentar as vantagens e desvantagens das casas pré-moldadas.


O que é a casa ecológica?

Conhecida também como casa verde, é toda habitação construída de forma a diminuir o impacto ambiental. Para isso, é possível utilizar:



- Entulho misturado ao cimento e à areia para produzir bancos, camas, sofás, pés de mesa: todos de alvenaria. A casa também pode ser construída sem cimento.


- Os cacos de piso, azulejos e até conchinhas de praia podem resultar em pisos dentro ou fora de casa. Faça o preparo do piso e coloque os cacos em “formas de desenho”.


- Ferragens de obras da construção civil podem ser reaproveitadas na obra ou em decoração no quintal ou jardim. Importante: não utilizá-las em estruturas e vigas.


- Tijolos e telhas ecológicas também são conhecidos como materiais verdes, o que inclui madeiras, pedras em geral.


- Pneu serve como vasos de plantas, cadeiras, brinquedos de crianças e até mesmo escadas rústicas. Você pode enterrá-lo em parte íngreme do terreno e fazer escadas.



- Paletes da indústria podem servir para construção de cercas, bancos de madeira, mesinhas dentro ou fora de casa, jardins suspensos entre outras utilidades.


- Tetos solares e eletrodomésticos de baixo custo que ajudam na economia e reaproveitamento de energia.


- A captação da água de chuva e a reutilização da água da máquina de lavar podem molhar plantas, limpar o quintal e lavar carro respectivamente.


- O aquecimento da casa com calafetadores com baixa combustão reduz o consumo de energia.


Com estas dicas é possível criar um ambiente sustentável com um gasto bem menor que o da construção convencional. Reaproveite algum tipo de material para diminuir custo da obra. Procure lojas de outlet na sua cidade e dê preferência a produtos sustentáveis ou materiais de boa qualidade, com baixo custo.


E a casa pré-fabricada?

Também chamada de pré-moldada, a fabricação deste tipo de habitação não ocorre dentro do canteiro da sua obra e sim em uma fábrica. Depois de pronta, a estrutura é toda transportada para o seu endereço para ser montada.


Paralelamente à fabricação, no canteiro de obras a equipe vai fazer a fundação com brocas escavadas com sapatas ou radier.


Os acabamentos, neste tipo de construção, podem chegar já instalados da fábrica ou serem feitos após a montagem, sendo necessária uma equipe especializada.


Agora em algo que você pode ficar surpreso: as casas pré-moldadas não são iguais todas iguais! Elas podem ser de madeira, de concreto, de placa cimentícia com estrutura de light steel frame, de contêiner, entre outros.


Ah! Acredite, tem até casos que você pode se mudar e levar essa casa com você.



No entanto, existem vantagens e desvantagens nessas construções...


Uma das vantagens compreende a pouca variação do custo ao decorrer da obra, pois o valor é determinado no início, de acordo com o projeto, vindo a ter menor chance de ajuste do valor a pagar.


Outra vantagem significativa é o tempo de construção, pois uma vez que a casa é fabricada em paralelo a fundação, tem-se uma redução no tempo total da obra.


Além disso, por ser uma casa que chega pronta ou quase pronta ao seu endereço, a geração de resíduos e a necessidade de mão-de-obra também são menores.


As desvantagens da casa pré-moldada

A forma de pensar o recurso financeiro necessário para esse tipo de construção é diferente da construção convencional, uma vez que não é possível fazer a casa aos poucos, visto que os componentes são fabricados pensando nas conexões de montagem.


A tipologia do terreno pode ser outro empecilho, já que os projetos pré-fabricados não costumam prever diferenças de tamanho, inclinações e acessos a cada terreno.


E por fim, como depende de uma unidade fabril, uma obra de casa pré-moldada pode ser impactada pela disponibilidade de fornecedores locais, o que pode encarecer o custo de transporte até o endereço da construção.


Gostou desse assunto?

Então continue acompanhando o blog da Alugalogo. Todos os meses traremos 4 novos conteúdos, como dicas, novidades e curiosidades sobre caçambas e toda a área da construção civil.


E lembre-se: vai fazer uma obra grande ou pequena? Uma casa ecológica, pré-fabricada ou construção convencional? Então não pode faltar uma caçamba legalizada para o bom gerenciamento dos RCCs. Faça um orçamento com a gente!


Alugalogo, a caçamba certa para a sua obra!

bottom of page