Profissões e responsabilidades de um canteiro de obras

Você sabia que, para trabalhar nesse local é preciso muito mais do que saber apenas revirar o concreto? Para pequenos serviços ou “bicos”, até vale aprender o ofício com alguém e ficar “só nisso”. Entretanto, se a pretensão é crescer como profissional, o ideal é homens e mulheres fazerem cursos de capacitação, para melhorar as condições no mercado de trabalho.


E foi pensando em capacitação profissional, que desenvolvemos esse artigo para falar das várias profissões de acordo com o Cadastro Brasileiro de Ocupações, como apontador de obras, armador, gesseiro, etc, que podem ser encontradas no canteiro de obras e bem como darmos dicas de cursos.


Afinal quais são essas profissões?

Como gerenciadores de todo o projeto na construção civil estão os arquitetos e engenheiros civis. É importante que estes profissionais também estejam atualizados com gestão de softwares e inovações no mercado e tenham habilidades de liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, negociação, entre outros.



Os arquitetos idealizam, projetam e criam espaços como prédios, casas, praças, parques etc.


Os engenheiros civis são capacitados para projetos e aspectos legais de uma obra: como saneamento, recursos hídricos e energéticos, infraestrutura, construções e reformas de edificações com criação de fundações, concretagem e acabamento.


E no canteiro de obras, quais são os profissionais envolvidos?

Mestre de obras

Subordinado ao engenheiro civil, é quem supervisiona a obra do início ao fim. Além de analisar o projeto com engenheiros e arquitetos, ele faz cronograma, controle de pessoal, materiais, equipamentos e observação de NRs. Realiza outras funções como inspeção de controle de qualidade, leitura e interpretação de plantas.


Apontador de obras

É um profissional ligado mais ao lado administrativo, ele está subordinado ao mestre de obras e ao RH da empresa. Ele deve fiscalizar o ponto, o uso de equipamentos de segurança, produção de relatórios, bem como planilhas e gestão de softwares de controle. O profissional precisa conhecer de legislação trabalhista, NRs e de segurança.


Técnico em construção civil

Este orienta, analisa as atividades, processos e equipes dentro do canteiro de obras, fazendo também controle de material, acompanhando a topografia e auxiliando em movimentações de terra.


Pedreiro

Realiza todas as tarefas de execução da obra, com alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por planta e projetos de engenheiros e arquitetos. Ele pode calcular o material recebido que será utilizado na obra. Constrói fundações e estruturas de alvenaria e aplica revestimentos e contrapisos.



Servente ou Ajudante de Obra

Além de auxiliar o pedreiro, ele tem a responsabilidade de tarefas como preparo do canteiro de obras, da massa de concreto, demolição, compactação de solo, escavação de valas, aberturas de sulcos em pisos e paredes, transporte (carga e descarga de material).


Armador

Trabalha com montagem de armações e estruturas de concreto e aço em obras, pilares vigas e lajes. Ele também confere os materiais.


Carpinteiro

Especializado no madeiramento, não na construção de móveis, mas armações de madeira para sustentação da alvenaria, como montagem e desmontagem das estruturas para concretagem de vigas e pilares. No acabamento da obra, instala e ajusta esquadrias de madeiras, janelas, portas, escadas, rodapés entre outros.


Eletricista

Responsável por toda a parte elétrica da obra. Elabora projetos, faz vistoria e manutenção das instalações elétricas e de equipamentos, além de projetar a distribuição de energia.



Instalador hidráulico

Ele cuida da parte hidráulica com instalação e reparos, fazendo e executando projetos.


Gesseiro

Profissional que trabalha normalmente com revestimentos e acabamentos, na montagem de paredes, rebaixamento de tetos utilizando o gesso, além de preparar equipamentos e materiais e seleção de peças de acordo com o projeto de decoração.


Pintor

Também trabalha no acabamento da obra. Seleciona e prepara as tintas para as mais diversas texturas que podem ser utilizadas, realizando a pintura interna e externa da construção.


Dicas de cursos de capacitação

Lembre-se de que se qualificar é muito importante para seu crescimento profissional.


O SENAI é uma excelente opção. São inúmeros cursos na área de construção civil. Verifique a sua região e veja o melhor curso para sua área de trabalho. Existem vários gratuitos.


O CEFET-MG tem o curso de edificações.


Para cursos ligados à área administrativa e desenvolvimento pessoal e profissional, o Senac e a Fundação Bradesco podem ser boas opções até no EAD.


Deseja ser arquiteto, engenheiro, decorador, então procure Universidades e Faculdades com conceito A no MEC.


O YouTube tem várias dicas e tutoriais para diversas áreas da construção civil.


Especialização em operações de maquinário pesado



Não menos importante, operadores de máquinas pesadas são também profissionais especializados que podem ser encontrados no canteiro de obras.


Em grandes obras de construções civis, são necessários operadores de máquinas pesadas como diversos tratores e caminhões off road (fora de estrada). Não basta ter apenas CNH categoria E, é preciso ter curso de capacitação.


Tenha em mente que, quanto mais capacitado for, independente da profissão que escolher, melhores serão as suas condições no mercado de trabalho. Aprender algo novo ou diferente nunca é demais e nem ocupa espaço na memória.


Gostou desse artigo?

Que saber mais sobre a área da construção civil, locação e cuidados sobre caçambas, e demais assuntos relacionados? Fique sempre atualizado acompanhando a Alugalogo pelo nosso blog e também pelas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.


E lembre-se: precisou de caçamba, peça para a Alugalogo. É fácil, rápido e muito prático. Faça seu orçamento hoje mesmo!