top of page

Preservação de Áreas Verdes Urbanas: um desafio para a sociedade


Preservação de áreas verdes urbanas
Imagem de djedj por Pixabay

As áreas verdes urbanas são essenciais para o bem-estar da população, pois proporcionam diversas vantagens, como a melhoria da qualidade do ar, redução do calor, redução do ruído, entre outros benefícios.


No entanto, apesar da grande importância dessas áreas dentro dos grandes centros urbanos, ainda existe uma dificuldade muito grande em criar e manter essas áreas preservadas. Este fato é reflexo do crescimento das cidades e também da falta de consciência ambiental de boa parte da população.


Por isso, é preciso que exista cada vez mais ações voltadas para a criação e também preservação desses espaços, a fim de potencializar os benefícios que eles geram.


Mas como será que a população, instituições e demais órgãos públicos podem agir nessa situação?


Para esclarecer melhor sobre o assunto, reservamos neste artigo algumas práticas que podem ser adotadas para que os desafios existentes possam ser superados.


Por que a preservação de áreas verdes urbanas é importante?


As áreas verdes urbanas são espaços públicos que possuem vegetação natural, como parques, praças e jardins. De modo geral, elas promovem benefícios que vão desde questões estéticas até o aumento do bem-estar da população..


Para se ter uma ideia, essas áreas ajudam a melhorar a qualidade do ar, pois as plantas produzem oxigênio e absorvem dióxido de carbono e outros poluentes, contribuindo para reduzir a poluição do ar nas cidades. Além disso, elas proporcionam um controle maior sobre a temperatura e a umidade do ar, o que pode melhorar o conforto térmico em dias quentes e secos.


Outra importância das áreas verdes urbanas é a promoção de lazer e atividades físicas. Os parques, praças e jardins oferecem espaços para que as pessoas possam se exercitar, praticar esportes, caminhar, correr ou simplesmente relaxar e desfrutar da natureza.


Um outro ponto que também é pouco abordado, mas que merece um destaque é que a natureza dentro da cidade também ajuda a prevenir a erosão do solo, a reduzir a poluição das águas e a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.


Por isso, é fundamental que cada um faça sua parte na preservação dessas áreas, seja cuidando e valorizando os espaços verdes já existentes, ou então apoiando a criação de novos espaços nas cidades.


Como cada um pode contribuir?


A preservação das áreas verdes urbanas é uma responsabilidade de toda a sociedade, e cada indivíduo pode contribuir de diferentes formas. Mas vale lembrar que as instituições públicas, grandes empresas e indústria têm um papel ainda maior na superação desses desafios.


Veja a seguir algumas ações simples podem fazer a diferença:


  • Participar de projetos de voluntariado para a manutenção de parques e áreas verdes;

  • Plantar árvores em áreas públicas ou privadas;

  • Fazer o descarte correto de resíduos, evitando o acúmulo de lixo em áreas verdes;

  • Utilizar meios de transporte sustentáveis, como bicicletas e transporte público, para diminuir a emissão de poluentes;

  • Consumir produtos de empresas que possuem políticas sustentáveis e que visam à preservação ambiental;

  • O investimento de grandes e médias empresas em projetos que visam a criação de novas áreas nos bairros da cidade.

Conheça a plataforma da Alugalogo


Percebe-se então que a preservação das áreas verdes urbanas é fundamental para a qualidade de vida da população e para a conservação da biodiversidade. É esperado que cada vez mais as pessoas físicas e empresas comecem a ter uma melhor consciência sobre o assunto e passem a agir a favor do desenvolvimento de novas áreas verdes e também a favor da preservação das existentes.


Além disso, cada empresa pode contribuir para a conservação, adotando práticas sustentáveis em seu dia a dia, como é o caso da Alugalogo.


A Alugalogo é uma empresa engajada na causa ambiental e por isso desenvolve um trabalho voltado para a preservação ambiental. A equipe direciona outras empresas a realizarem a contratação de empresas de caçambas licenciadas, garantindo que os resíduos gerados pela construção ou reforma de imóveis sejam descartados de forma adequada, evitando também a poluição das áreas verdes.


Faça o cadastro na plataforma e vamos juntos nessa luta!


Kommentare


bottom of page