Preparação correta do terreno para iniciar uma construção

Em matemática (uma ciência exata), para as operações básicas de adição e subtração, a ordem dos fatores não altera o resultado. No entanto, na construção civil que envolve a engenharia (outra ciência exata), a ordem dos fatores pode alterar e muito o resultado de um projeto. E por que falamos disso? Resposta: Porque vamos falar da preparação correta do terreno para iniciar uma construção.

Não pense que você vai conseguir construir uma casa totalmente legalizada sozinho. Nossos avós e bisavós que faziam isso antigamente. Hoje, tal atividade é impossível. É preciso terceirizar vários tipos de serviço tanto autônomos como de empresas.


A desordem das atividades vai fazer um construtor perder muito dinheiro na obra e mostrar a outras pessoas que existe amadorismo no projeto.

Então, quais são os passos para a preparação correta do terreno?


Você acha que, para construir, é preciso apenas limpar o terreno e fazer terraplanagem? Se a resposta foi sim, é um ledo engano! Uma construção não é tão simples. Mas com organização e um bom investimento é possível executar o projeto dos sonhos.


Aqui vamos te ajudar a compreender os 5 passos necessários para a preparação do terreno antes de começar a construir:


1) O que é topografia?

2) Como fazer a limpeza do terreno

3) Terraplanagem

4) O que é a sondagem do solo?

5) Instale o canteiro de obras

Ao comprar o terreno, que deve estar legalizado na prefeitura da cidade, para não correr riscos de embargo da obra ou cobrança de multas, é bom verificar se ele já está demarcado. Caso contrário, o primeiro passo é o estudo topográfico que também vai ajudar a demarcá-lo. E vem uma pergunta:


O que é topografia?




Topografia é o estudo realizado no terreno para verificar pontos de relevo (aclive ou declive) e acidentes geográficos no local. Isso é algo importantíssimo para a construção uma vez que evita erros de projeto e antecede serviços como a terraplanagem. A topografia também pode verificar a delimitação do terreno.


Importante: contrate um profissional topógrafo ou uma empresa especializada em topografia. Neste trabalho, serão utilizados equipamentos como teodolitos, estação total e até mesmo drones.


Segundo passo: como fazer a limpeza do terreno


Para qualquer atividade, é imprescindível organização e asseio. Numa construção, a limpeza do lote é fundamental. Retirar a grama e vegetação rasteira, podar árvores, eliminar toda a sujeira de maneira geral e caso tenha demolição, você já sabe, vai precisar de caçamba para dar o destino correto aos RCCs. Esta última atividade também precisa de autorização. Nunca deixe restos de entulho na calçada, em caso de denúncia, isso gera multa pela prefeitura


Na poda de árvores, também é preciso autorização da prefeitura. Fique atento ao tipo de vegetação. Se a árvore em questão for patrimônio ambiental como Ipê, Jacarandá, Aroeira, Pau-Brasil e estiver com boa saúde, é preciso adequação do projeto para mantê-la no local.



Importante: caso o terreno tenha uma construção mais antiga, verifique no município se é preciso fazer projeto para demolição. Há casos em que a fachada antiga deve ser preservada, devido ao tombamento por patrimônio histórico da cidade. Logo, é preciso contratar uma empresa especializada nesse tipo de projeto. Isso pode atrasar um pouco o cronograma da obra.


Com o levantamento topográfico e a limpeza do terreno realizados, é chegada a hora do...


Terceiro passo: terraplanagem


A topografia já identificou se o terreno é aclive ou declive. Agora, para manter a segurança da sua construção, a terraplanagem vai nivelar o terreno fazendo escavação, aterramento e compactação com maquinário especializado. A drenagem do solo só é realizada em caso de necessidade.


Contrate uma empresa especializada para esse tipo de trabalho. Faça ao menos 3 orçamentos para verificar o mais adequado à quantia que pode gastar.


A terraplanagem já está pronta, mas e o solo? Você tem ideia de onde está pisando? Então é preciso analisá-lo.

Quarto passo: a sondagem do solo


Também será preciso contratar uma empresa para a sondagem do solo. Ela vai recolher amostras do local a fim de identificar suas características por meio de análise laboratorial. Com o relatório de análise em mãos, o engenheiro vai fazer os cálculos para a fundação da construção.


E por último deve-se organizar e gerenciar o trabalho, armazenar os materiais de construção, então, para isso...


Instale o canteiro de obras

Crie um espaço ambiente para o ser uma espécie de “escritório” da obra, tenha um almoxarifado, além de cercar o terreno com tapumes e ou muros para a segurança do pessoal, do material de construção e equipamentos da obra. Lembre-se de que um canteiro de obras organizado é de suma importância para o bom andamento do trabalho.




E agora que você já entendeu quais são os 5 passos da preparação correta do terreno para iniciar a construção, Alugalogo uma caçamba para o destino dos RCCs de sua obra. Lembre-se bem: para a reforma também é imprescindível caçamba, ou pode ter que pagar multa por depósito ilegal de entulho na rua. Nossa empresa trabalha com caçambas legalizadas de acordo com as leis vigentes.


Para mais assuntos relacionados à construção civil e sustentabilidade, continue acompanhando nosso blog. Toda semana uma novidade para você!