O que são Ecopontos e para que servem?

Neste artigo, iremos falar sobre o descarte correto de pilhas e baterias que deve ser direcionado apenas a ecopontos para evitar danos ao meio ambiente e à vida das pessoas.


Entretanto, para isso é preciso que você saiba o real motivo para não descartar este material em qualquer lugar, pois eles podem até provocar incêndios em galpões de reciclagem.


Você já viu no blog da Alugalogo o uso correto de uma caçamba. Ou seja, ali não é lugar de pilhas e baterias. Você sabe o motivo?


Radioatividade, essa é a resposta.



Isso tem a ver com materiais considerados bastante perigosos à saúde humana como por exemplo: chumbo, mercúrio, zinco, lítio, níquel entre outros elementos químicos.


Esses materiais são considerados pesados porque não podem ser destruídos ou sintetizados pela ação humana. E a radioatividade? É a capacidade espontânea que um núcleo de átomo (do elemento químico) tem para se desintegrar e emitir partículas ou radiação eletromagnética.


A radioatividade contamina o solo e os lençóis freáticos e causa danos à saúde humana como vários tipos de câncer, problemas renais e outras doenças ligadas ao sistema nervoso central.


Como pode diminuir esse grave problema?

O primeiro passo é NÃO descartar nossas pilhas e baterias gastas no lixo doméstico normal ou em lixões clandestinos. A melhor forma de evitar danos ao meio ambiente, neste caso, é localizarmos o “ecoponto” mais próximo de você.


O que é um ecoponto?

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), ecopontos ou PEVs é todo local determinado pela prefeitura para armazenar temporariamente resíduos de coleta seletiva, logística reversa (como pilhas, baterias, lâmpadas), de construção e demolição e volumosos. O local é amplo e com espaço definido para cada tipo de descarte.


Já os LEVs são Locais de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis. São instalados, em espaços públicos ou privados e com monitoramento, contêineres, sacos e outros recipientes para a armazenagem dos recicláveis.



Quer outras dicas?

  • Não deixe esses objetos perto de umidade, para evitar o vazamento de componente químico.

  • Verifique se na loja onde você comprou o produto, há um LEV para o descarte. Em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, o artigo 33 diz que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias devem fazer a logística reversa, ou seja, receber o material usado. No entanto, nem sempre isso acontece.

  • Procure saber, no site da prefeitura da sua cidade, como é feito o descarte correto de pilhas e baterias por meio dos ecopontos disponibilizados.

A colaboração de toda a população é muito importante.


A preocupação com o meio ambiente e com a saúde é imprescindível para todos, independente se é pessoa física ou jurídica. Se sua mente tem o princípio da proteção ao meio ambiente, você vai se preocupar com o descarte correto.


Agora que já sabe sobre a importância dos ecopontos, e que eles estão distribuídos em vários locais na cidade, acreditamos que você vai procurar um lugar adequado para o descarte de pilhas ou baterias, não é mesmo? :)


Nunca se esqueça de que lugar de pilhas e baterias velhas é nos ecopontos ou empresas que fazem reciclagem desse tipo de material. Em caçamba, jamais!


E falando em caçambas, na Alugalogo você encontra parceiros com caçambas legalizadas de acordo com a legislação vigente. Precisa de uma caçamba para sua obra ou recolher entulho e restos de poda em casa? Clique aqui e faça já um orçamento.


Siga-nos nas redes sociais! Nosso objetivo é trazer sempre assuntos variados e de interesse público para te deixar cada vez mais atualizado.


Facebook, Instagram e LinkedIn.


#descartecorreto #ecoponto #pilhasvelhas #baterias #reciclagem #meioambiente #alugalogo #caçamba