O que impacta nos preços do aluguel de caçamba?

Você sabia que a alta do dólar e do petróleo afeta não só o preço dos combustíveis, mas sim toda a economia? Mas por que isso acontece? Essa é a pergunta de milhares de pessoas no Brasil e, quem sabe, no restante do mundo.


Neste artigo, vamos responder por que de fato isso acontece já que o Brasil é produtor de petróleo e, mesmo assim, precisa acompanhar os preços internacionais, além de relacionar sua influência com o aluguel de uma caçamba.


Porque o pareamento de preços é praticado pela Petrobrás?


Um volume significativo das refinarias brasileiras tem como característica a capacidade de produção de combustíveis e derivados a partir do óleo mais leve, que é o que normalmente se encontra no mercado internacional, porém não é o que normalmente é extraído em nossos poços.


Com isso, a empresa realiza operações periódicas de importação de petróleo e, com o objetivo de ajustar os prejuízos que a empresa teve em anos anteriores, em 2016 teve inicio a política de pareamento de combustíveis com o mercado internacional.


Acrescendo a isso, como uma empresa de capital misto, além de todo o povo brasileiro ser seu sócio, através da participação societária do Estado, a Petrobrás recebeu aporte de dinheiro de vários fundos, empresas e pessoas físicas, que esperam que o investimento feito seja remunerado de forma adequado, ou seja, através de sua distribuição dos lucros.


Ah! E fica aqui um adendo, mesmo para nós brasileiros, que em sua maioria tem uma participação indireta na empresa, o ato da Petrobrás dar lucro também é positivo, pois parte desse resultado vai para os cofres públicos e ajuda a evitar a elevação de impostos.




E quando ocorre o aumento...


Quando ocorre o aumento no preço do petróleo e no dólar, além de impactar o preço dos combustíveis, que faz o custo do frete aumentar, os derivados de petróleo estão presentes também no pneu e na sacolinha do supermercado e o dólar é a moeda de referência para vários componentes do nosso dia-a-dia, como os chips dos nossos celulares e o cabeamento de fibra ótica que nos fornece internet.


Em consequência, temos um aumento de preços na economia geral, gerando assim um cenário de inflação que chega até os custos da operação de caçamba, elevando assim a locação.


Lembre-se, para locar uma caçamba, a empresa tem que abastecer e fazer a manutenção do caminhão (exemplo: manter seu pneu em dia), ter um celular ou um computador com internet para te atender e pagar o aterro para que este realize o tratamento adequando do entulho.


Gasolina a R$9,10...


O preço da gasolina, por exemplo, em outubro chegou a custar R$9,10, em Fernando de Noronha, no único posto existente na ilha. Não atingimos esse valor nas grandes metrópoles, mas em termos de proporção, ficou próximo disso.





E quem paga essa conta?


Sabemos que o texto apresentado aqui pode ser entristecedor, mas estamos expondo isso não para que aceite passivamente o aumento nos preços ao alugar uma caçamba, mas sim que você entenda porque ele está ocorrendo.


Então, como dica para tentar minimizar essa alta de preços, faça ao menos 3 orçamentos antes de fechar negócio.


Está precisando de uma caçamba?


Ao realizar uma obra de construção ou pequena reforma, o ideal é tentar reaproveitar os RCCs dentro do canteiro de obras.


Nas situações em que isso não for possível, você pode contar com a Alugalogo para ajudar você a localizar o melhor preço possível, além de não precisar se preocupar com a destinação correta dos resíduos de obra, pois nossos parceiros fazem isso por você!


Continue acompanhando a Alugalogo nas redes sociais e aqui no blog, para ficar por dentro dos principais temas relacionados à sustentabilidade na construção civil.


Acompanhe também as nossas redes sociais:


Facebook: facebook.com/alugalogo

Instagram: instagram.com/alugalogo

LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/