top of page

O papel das grandes empresas nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030

Você sabia que a Agenda 2030 começou a ser pensada 30 anos atrás, lá na Rio 92, com a Agenda 21? Depois disso, ela passou pela Cúpula do Milênio no ano de 2000 e, em 2012, foi tema da Conferência Rio +20, até, em 2015, virar o documento conhecido como “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), que foi ratificado, no mês de setembro de 2015 em reunião da ONU, na qual participaram os 193 países membros na época, incluindo o Brasil.


É uma espécie de plano de ação para as pessoas de todo o planeta e está pautada em 5 áreas (os 5Ps) como são mais conhecidos: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

O objetivo deste artigo é mostrar a você o quanto a Agenda 2030 é importante para sustentabilidade no mundo.


Então, aqui você vai conhecer:

- O que são os ODS e quais são eles?

- O papel das grandes empresas na Agenda 2030 e maneiras de conscientizar os colaboradores.

- Como aplicar as diretrizes de economia de energia, papel e água.

- A contratação de PCD, negros e mulheres com equiparação salarial.

- Como incentivar a saúde das pessoas para a vacinação.


Agora vamos entender tudo isso na prática...


O que são os ODS e quais são eles?


Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) são desafios que buscam acabar com a pobreza; proteger o meio ambiente e o clima e garantir a paz e a prosperidade às pessoas. São 17 objetivos divididos em 169 metas.


Mas se você está pensando que vamos falar sobre os 17 ODS e as suas metas, este artigo não é para você. Aqui elegemos alguns dos ODS para refletirmos sobre o assunto.


O papel das grandes empresas na Agenda 2030 e maneiras de conscientizar os colaboradores.


O que as grandes empresas têm a ver com tudo isso? Bem, na verdade, a pergunta poderia ser outra: o que as grandes, médias e pequenas empresas têm a ver com isso? Tudo!

A resposta é bem ampla, não é mesmo? Pois a sustentabilidade envolve toda a cadeia ambiental (pessoas e natureza), independente de qualquer tipo de diversidade.

Não são apenas as grandes empresas que devem seguir os ODS. Todos nós devemos tentar fazer algo hoje para melhorar as condições de vida na sociedade do futuro. No entanto, algumas diretrizes maiores exigem tomadas de decisões maiores. Isso é dever ou até mesmo obrigação das grandes empresas para melhorar o planeta do futuro.


As empresas devem priorizar, principalmente, suas atividades nos aspectos ambientais em consonância com os objetivos previstos pela Agenda 2030, como construções e produções sustentáveis, soluções que envolvem economia de energia; reflorestamento de áreas verdes, preservação de patrimônios ambientais e saúde e bem estar das pessoas.


O mundo corporativo deve também fazer monitorias e controle de fornecedores para melhorar a qualidade de vida das pessoas quanto aos direitos humanos, por exemplo. Respeito às diversidades, equiparação de salários quanto a qualquer tipo de gênero são apenas algumas das atitudes que o meio empresarial deve realizar. Isso passa a ser exemplo para a sociedade porque o impacto que estas empresas causam de maneira geral é muito maior do que pequenas e médias empresas impactam.


Como aplicar as diretrizes de economia de energia, papel e água


As empresas devem se adequar e treinar seus colaboradores para:


- Consumo consciente e de recursos renováveis como captação de energia solar e eólica que são de custo mais baixo que a energia elétrica. Nas construções sustentáveis, isso aumenta o valor agregado do produto.





A redução no consumo de papel e a utilização de papel reciclável vão colaborar com a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de floresta, diminuindo o desmatamento e até mesmo colaborando com o reflorestamento. Esta questão faz parte do ODS 15 “Vida terrestre”.


De acordo com o ODS 6 “Água potável e saneamento”, até 2030, é preciso aumentar substancialmente a reciclagem e a reutilização segura da água. Ela pode faltar no planeta.

A contratação de PCD, negros e mulheres com equiparação salarial


O ODS 5 “Igualdade de gênero” e ODS 10 “Redução de desigualdade” respectivamente propõem a garantia de participação de mulheres e promove a inclusão social e política de todos as pessoas independente de raça, deficiência, religião, sexo, ou qualquer outra condição. Essa inclusão social permite a diminuição da vulnerabilidade de várias camadas sociais.


Ou seja, a equiparação salarial vai reduzir a desigualdade, mas é preciso mudança de atitude das empresas como, por exemplo, adoção e fortalecimento de políticas sólidas e legislação aplicável a todas as pessoas.





Incentivo a saúde das pessoas para a vacinação


Em 2015, quando a Agenda 2030 estava em fase de preparação, ninguém imaginava que o planeta pudesse, um dia passar, por uma grande epidemia de doença em pleno século 21.


E após 5 anos, a Covid-19 começou a causar a morte de milhares de pessoas em todo o planeta. Outras milhares que, não vieram a óbito, ficaram com sequelas como se fosse numa guerra. E como acabar com esse problema, ou seja, como erradicar doenças com esta no mundo?



O ODS 3 “Saúde e Bem-Estar” é o que garante serviços de saúde essenciais para todos, independente da idade. Além de outras garantias, ele dá apoio ao desenvolvimento de pesquisas de medicamentos e vacinas para a proteção da saúde das pessoas, a fim de reduzir os níveis de mortes por epidemias como AIDS, malária, tuberculose e, atualmente, a Covid-19.





As grandes empresas devem promover campanhas para incentivar a vacinação juntamente com ações governamentais a fim de incentivar toda a população mundial a se vacinar e continuar mantendo a higiene e uso de máscaras, porque é uma doença respiratória. É preciso ter em mente que, talvez, ainda vamos conviver com o coronavírus por alguns anos, infelizmente.


É tudo questão de conscientização das pessoas. Não basta somente esperar que a pessoa do lado vai mudar de atitude, nós precisamos dar o primeiro passo. E as grandes empresas devem dar esse exemplo.


A importância da Agenda 2030 para todos!


Faltam apenas 8 anos para chegar 2030, será que o planeta vai conseguir atingir as 169 metas? Muito provavelmente não.

A sabedoria popular diz que a família é uma célula da sociedade. Pensando nesta frase, é perfeitamente fácil mudarmos pequenos hábitos em casa para que possamos levá-los ao nosso ambiente de trabalho ou em nossa comunidade, não é verdade?


Por exemplo, esfregue a louça com a torneira fechada. Saiu do quarto, apague a luz. Seja gentil e use a empatia no seu local de trabalho, trate as pessoas da mesma forma que você gosta de ser tratado. Recicle ou reaproveite o que pode ser utilizado novamente. Mantenha a cidade limpa!


Faça uma boa gestão de resíduos... Saiba que o mundo do futuro é responsabilidade nossa de agora!


E falando nisso, devemos nos preocupar com o destino correto dos (RCC).


Vai fazer uma obra, seja de construção ou reforma? Então nunca se esqueça de reservar uma verba no projeto para o aluguel de caçamba.



Faça seu orçamento agora na Alugalogo!


bottom of page