Já imaginou o que você pode fazer para salvar o mundo?


Todos nós podemos salvar o mundo! Basta querermos. Com pequenas tarefas diárias podemos colaborar com o meio ambiente para que possamos viver num mundo muito mais sadio.


Atualmente, várias campanhas ao redor do planeta mundo incentivam a diminuição de produção do plástico único e microplásticos para a redução da poluição ambiental.Um relatório de 2021 das Organizações das Nações Unidas (ONU) revela que 85% dos resíduos que chegam até mares e oceanos são de plásticos. Até 2040, esse número vai triplicar, podendo chegar a 50kg de plástico por metro de costa no mundo todo. A cobrança para as empresas tem sido muito grande, mas a população de forma geral também precisa tomar uma atitude.


Anualmente, entidades protetoras dos animais contabilizam milhares de mortes de seres vivos aquáticos só por causa do plástico. Devido à sua composição química, o plástico agride muito mais o meio ambiente do que o papel.


Porém fica uma pergunta: De que adianta produzir menos plástico se as pessoas ainda continuam poluindo as praias, jogando lixo fora da lixeira? Ou papel de bala ou latinha, pela janela do carro? Já comentamos em outros artigos neste blog que a responsabilidade do lixo produzido é de cada pessoa, certo?




Esse é apenas um dos problemas ambientais que temos no planeta. Neste artigo, vamos falar de pequenas ações que podemos fazer para ajudar a mundo a melhorara a sua qualidade de vida.


Quer saber quais? Então leia este texto até o fim.


Lugar de lixo é na lixeira!


Voltemos ao assunto dos mares e rios. Não jogue lixo na areia da praia ou na rua. Guarde o papel, a latinha ou toco de cigarro até encontrar uma lixeira. Isso não custa muito.


Também não jogue lixo orgânico na caçamba do vizinho! Isso dificulta o descarte correto dos resíduos da construção civil (RCCs).


Tenha na sua cabeça que: não sujar é melhor do que limpar. Já pensou nisso?



Diminua o consumo!


Quando falamos em consumo, é de maneira geral. O consumismo exacerbado tem atrapalhado todos os setores da economia.


- Poupe energia elétrica: desligue os aparelhos que não têm necessidade de ficar em stand-by. Imagine que na sua casa tenha 5 TVs. Qual a necessidade de todas elas ficarem o dia todo ligadas na tomada sem utilização?


- Use menos “T” de extensões para ligar muitos aparelhos elétricos ou eletrônicos ao mesmo tempo. Além de diminuir o gasto de energia, ainda evita possibilidade de incêndio.


- Gaste menos água. “Ah, mas eu gosto de demorar muito no chuveiro, porque eu relaxo...” Sim, com certeza, o banho é relaxante! Muitas pessoas têm nele espécie de “terapia”. Então faça a dosagem da “terapia”. Você vai ao terapeuta todos os dias? Como o banho é diário, crie a ideia de tantos minutos no banho para completar o tempo de terapia por semana. O que acha da ideia?


Feche a torneira quando escova os dentes ou esfrega a louça.


Use a vassoura antes da mangueira. Agua não varre, ela ajuda a limpar o resíduo que não conseguiu tirar com a vassoura.


- Compre apenas o necessário. A não ser que um produto esteja em promoção e você que vai utilizá-lo muito, existe mesmo a necessidade de fazer estoque? Lembre-se do prazo de validade. Isso vale para você e sua casa.


- Cuidado com os sites e aplicativos de compra e as promoções oferecidas. Faça a seguinte pergunta: Eu preciso realmente deste produto? Caso você tenha dificuldade em lidar com essas promoções, evite esses sites ou desinstale esses aplicativos. Você não vai morrer se não comprar o produto.


Utilize alimentação orgânica!


Infelizmente, muitos produtos orgânicos tem um custo mais alto. Mas já pensou em ter uma pequena horta em casa? É perfeitamente possível.


- Se não tiver um quintal, garrafas pet podem se transformar em vasos de plantas, onde você pode cultivar condimentos e ervas de alguns tipos de chá. Faça uma horta suspensa. Outra ideia interessante são as árvores bonsai que produzem diversos frutos. A compostagem também é outra maneira de diminuir o lixo em casa.


Preserve a natureza!


- Cuidado com tocos de cigarros acesos na beira da estrada. Isso pode provocar incêndio de grandes proporções. O tempo seco propicia o aumento dos focos de incêndio. Apague totalmente o cigarro e tenha uma sacolinha dentro carro para jogar o lixo.


- Vai passear em reservas ecológicas ou praias? Não jogue lixo no chão, nem polua os rios e mares. Não quebre galhos de plantas, ou de árvores. Deixe a natureza seguir o seu curso.


- Não “brinque” com aninais silvestres. Os animais não têm culpa do acidente! Eles só estão tentando se defender quando se sentem ameaçados.



- Não comercialize animais silvestres. Esses animais devem ficar no seu próprio habitat para a preservação das espécies e do equilíbrio da cadeia alimentar.


Use menos veículos!


- Vai à padaria ou comprar poucos produtos no supermercado? Aproveite para fazer uma caminhada ou vá de bicicleta. Deixe o carro na garagem.


- Utilize mais o transporte público (ônibus, trem ou metrô)! Obviamente o carro lhe poupa tempo, mas já fez as contas da manutenção, combustível, seguro e impostos durante o ano? Está valendo a pena o custo-benefício? Caso contrário, é hora de pensar se realmente compensa ter um carro.


- Se o seu tempo é curto, na viagem no carro como carona, você pode responder e-mails, mensagens ou ainda ligar para clientes e fornecedores, realizando algumas pequenas tarefas. O


transporte por aplicativo, carros de aluguel e ainda táxi lhe propiciam a agilidade nas tarefas, porque você não precisa se preocupar com os problemas de trânsito nas grandes cidades.


Recicle o lixo!


- Descarte corretamente os resíduos na sua casa ou no seu trabalho. Já imaginou no volume que vai deixar de ir para a lixeira? Com o tempo, você vai observar que o lixo que vai para a coleta normal vai diminuir bastante.


- Lave os resíduos que vão para a reciclagem. Utilize a água de enxágue das louças. Além de deixar o material limpo, evita a infestação de insetos e ratos na sua casa.


- Resíduos da Construção Civil (em geral) e podas de árvore, por exemplo, devem ir para a caçamba quando o volume é muito grande e existe dificuldade de encaminhá-los para os ecopontos! Proteja com uma lona para evitar que outros resíduos como lixo orgânico, restos de eletrônicos e materiais tóxicos (amianto) ou radioativos sejam ali depositados por terceiros


Dê o exemplo e divulgue suas ideias!


O exemplo faz muita diferença na vida das pessoas, mas conversar com elas também ajuda.


- Faça um “mutirão com familiares e amigos” para doação de roupas, e objetos que podem ser reaproveitados e encaminhe a instituições de caridade por exemplo. Há muita gente necessitada por aí.


- Mostre às pessoas como “a união faz a força”. Se cada um fizer a sua parte, mudar o mundo é perfeitamente possível.



Percebe como não é difícil salvar o planeta Terra? Basta querer! E que tal começar agora?


Se você leu este texto é porque, certamente, procurou algum assunto relacionado à construção civil, obra de reforma ou sustentabilidade. Quer outros assuntos como este? Acesse nosso blog! Agora se você precisa de uma caçamba para fazer o descarte correto dos RCCs, está no lugar certo. A Alugalogo resolve isso com a maior facilidade para sua obra!


Clique aqui e faça seu orçamento agora!