A maioria das pessoas imagina que a enceradeira doméstica serve apenas para limpar e lustrar pisos de madeira, mas engana-se, a enceradeira é um equipamento multifuncional que pode facilitar, e muito, o dia a dia em casa.
Por isso, elaboramos esse guia didático para você conhecer as suas principais funções, utilidades, e manejo, a fim de que você conheça todas as vantagens de utilizar este equipamento que pode ser um excelente aliado na praticidade e economia de tempo e dinheiro, confira.
O que é e para que serve?
A enceradeira é uma máquina composta por um disco na parte inferior, sustentado por uma haste que facilita a seu manuseio, esse disco, realiza rotações em alta velocidade, e com a aplicação de uma cera para piso, encera a superfície desejada.
Mas a enceradeira, não serve somente para deixar os pisos lustrosos, ela também pode ser utilizada com outras finalidades, como, por exemplo, limpeza profunda, preparação do piso para impermeabilização e aplicação de acabamento, limpeza pós-obra ou reforma e muito mais, e para que a função dela seja alterada, basta utilizar diferentes discos, escovas ou lixas.
Quais tipos de piso e superfície ela pode ser usada?
A enceradeira é conhecida pela maior parte das pessoas por polir superfícies em madeira, mas ela também pode ser usada com eficiência em outros pisos, que são:
Cimento queimado;
Porcelanato;
Ladrilhos e lajotas;
Pedras naturais, como, por exemplo, mármore e granito;
Pisos rústicos;
Piso de cerâmica.
E claro, a enceradeira pode ser usada nas superfícies de madeira, mas lembre-se que, para manter este piso encerado, é preciso realizar manutenção periódica com remoção da cera antiga e aplicação de uma nova.
A não remoção da cera antiga, pode dar o efeito completamente contrário do que se espera, deixando o piso opaco e manchado. Por isso, sempre remova a cera antiga, antes de aplicar uma nova para encerar a superfície.
Quais os tipos de discos e suas funções?
Para ter o resultado esperado de uma enceradeira, é preciso escolher o disco correto para aquela função, por isso vamos descrever agora sobre cada tipo de disco e a função desempenhada por ele, para você não errar na escolha, confira abaixo as variedades existentes.
Discos de limpeza
Eles realizam a lavagem do piso, mas existem diferentes tipos que devem ser observados de acordo com a superfície na qual a limpeza será executada.
Disco vermelho: é indicado para a limpeza de qualquer tipo de superfície, mas só pode ser usado em enceradeiras de baixa rotação;
Disco verde: utilizado na remoção de sujeiras impregnadas, manchas e riscos. Também serve para preparar a superfície para a reaplicação de acabamento;
Escova de nylon: indicada para a lavagem de pisos rústicos, cerâmicas não vitrificadas, pisos antiderrapantes, cimento, menos pisos tratados;
Disco Bonnet: usado para higienização de carpetes, pois não puxa e danifica os fios dele.
Discos de Polimento
Os discos para polir são bem diferentes dos discos de limpeza, eles são mais suaves e menos abrasivos, já que o polimento é menos agressivo que a limpeza.
Disco branco: utilizado no acabamento das superfícies, proporciona alto nível de brilho sem remover o acabamento;
Disco amarelo: renova o brilho do piso enquanto fixa o acabamento.
Discos de remoção
São os discos mais abrasivos, isso porque eles são indicados para a remoção de resinas, ceras e outros produtos que necessitem de maior esforço, só existe um disco de remoção, que não deve ser usado em nenhuma hipótese em superfícies delicadas.
Disco Preto: indicado para lavagem pesada, remove cera, base, acabamento e sujeira profunda.
Agora que você já sabe todas as funções e como utilizar os discos corretos para cada finalidade, alugue uma enceradeira e trate o seu piso de forma rápida e prática!
Facebook: facebook.com/alugalogo
Instagram: instagram.com/alugalogo
LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/
Comments