top of page

Educação ambiental: qual a sua importância para a evolução da sociedade?


Imagem de AndreasAux por Pixabay


A educação ambiental passou a ser vista como uma exigência na formação social do indivíduo. Se antes, devido à falta de informação, o ser humano não apresentava uma grande preocupação com as questões ambientais, hoje, a realidade é diferente.


Diante de dados que são divulgados a cada ano, percebe-se que os danos ao meio ambiente ainda são uma preocupação e é preciso criar ações de proteção antes que seja tarde demais.


Mas qual a real importância da educação ambiental nesse processo de formação de uma nova consciência sobre o meio ambiente? Continue a leitura e veja os principais aspectos que a tornam essencial para a preservação do futuro.


Qual é o principal objetivo e importância da educação ambiental?


Como já abordado, o principal objetivo da educação ambiental é fazer com que as pessoas comecem a ter uma noção da realidade e passem a agir conscientemente a partir de práticas sustentáveis.


Além disso, a formação desse novo indivíduo é o ponto inicial para que ocorra uma redução dos danos ambientais, pois, a partir do momento em que essa nova consciência é aceita, as pessoas passam a agir de forma harmoniosa e respeitosa com a natureza.


Como reflexo desse movimento é possível perceber a ampliação dessa consciência para novos meios, como instituições de ensino, empresas e indústrias de diversos setores. A ideia é que, com o passar do tempo, toda a população passe a ter ideias sustentáveis de forma natural e que as medidas de preservação e conservação façam parte da rotina.


Educação ambiental e práticas a serem aplicadas no dia a dia



Imagem de Alexa por Pixabay


Diferentemente do que muitos pensam, a educação ambiental não é algo restrito às crianças. Os adolescentes, adultos e idosos também devem abrir a mente e entender que é possível e necessário preservar o planeta.


É fato que os grandes danos acabam vindo de empresas e indústrias maiores. Porém, ainda é possível que cada um faça a sua parte, tendo a chance dessa pequena ação, além de ajudar, refletir e chegar até os grandes setores da sociedade.


Mas quais práticas diárias são orientadas pela educação ambiental?


Veja algumas a seguir:


  • Aprenda a reutilizar alguns itens


Existem diversos itens do dia a dia que acabam sendo jogados no lixo e podem ser reutilizados. A ideia então é usar a criatividade e fazer com que esses elementos que iam ser jogados fora passem a ser usados em outros locais.

Como exemplo podemos citar as caixas de leite, que são ótimos isolantes térmicos e cabem, perfeitamente, em casas de madeiras que não possuem forro. Algumas garrafas e potes também podem servir como vasos para as plantas.


  • Busque formas alternativas de obter água e luz


A energia solar e a reutilização da água da chuva está sendo cada vez mais usada. Por mais que o custo para a instalação de um sistema solar seja um pouco elevado, com o tempo o usuário percebe que o investimento foi financeiramente interessante.

No caso da água, é possível criar um sistema de coleta de chuva para que a água armazenada possa ser utilizada para lavar áreas externas e regar plantas.


  • Opte por alimentos orgânicos


O cultivo de alimentos orgânicos, na maioria das vezes, é sustentável e respeita o ciclo natural da natureza. Desse modo, escolher por esse tipo de alimento faz com que a prática seja incentivada, ajudando assim o meio ambiente.


  • Separe o lixo antes do descarte


Esta é uma prática que ajuda bastante a coleta e o descarte do lixo doméstico. Os passos são simples, pois basta separar duas lixeiras, onde a primeira será para os resíduos orgânicos, como os restos de alimentos, e a segunda para os secos, como plásticos, garrafas pet e outros.

Por fim, basta identificar os lixos e colocar nos locais de coleta do bairro.


Todas as ações apresentadas fazem parte do escopo utilizado para a aplicação da educação ambiental. O intuito é fazer com que pequenas ações possam servir como incentivo para que cada vez mais a população comece a agir de forma consciente e a favor da preservação ambiental.


Comments


bottom of page