Cuidados com a reforma da casa no período de chuvas


Acidentes e aumento dos custos podem ser muito mais frequentes e significativos em obra e reforma em período de chuva. Para evitar problemas e dores de cabeça, é essencial ter um bom planejamento e ter cuidados específicos, que envolvem tanto o armazenamento, como as execuções das etapas e dos serviços.


Por isso, elencamos os principais cuidados que devem ser tomados com as obras neste período do ano, para evitar prejuízos ou atrasos nas etapas da obra devido à época de chuvas. Confira!


Faça um planejamento


O planejamento precisa considerar o tempo real de execução das atividades para que não ocorram atrasos nos serviços e nem na entrega de equipamentos locados — evitando multas.


Além disso, é importante verificar quais atividades e etapas não poderão ser realizadas em períodos chuvosos, tanto pelo risco de acidentes quanto por não proporcionar o resultado e a qualidade adequada. Após essa definição, é fundamental analisar a previsão climática, para adequar o planejamento a essas datas.


Armazene os materiais e os equipamentos de maneira correta


Os materiais e os equipamentos precisam ser armazenados adequadamente para que não ocorram perdas, desperdícios e danos, resultando, assim, em gastos extras. Alguns materiais como cimento, argamassas, areia, brita nº 0 e nº 1, aço, gesso, entre outros podem ser danificados mediante contato com a água.


Para evitar esse problema, o ideal é planejar a entrega evitando o armazenamento de muitos materiais no local das obras, que não serão utilizados rapidamente. Sendo assim, é preciso que as aquisições estejam alinhadas com o planejamento.


Além disso, também é importante contar com um depósito, de modo que os materiais não fiquem em contato com solo úmido e água, além de não ultrapassarem a regra de empilhamento máximo, entre outros aspectos. Utilizar paletes e lonas pode ser uma excelente e acessível opção para evitar o contato de alguns materiais com água e com o solo umedecido pelo período chuvoso.


Faça acabamentos de fachada e a impermeabilização externa fora do período de chuva


A impermeabilização e a execução de acabamentos em fachadas não devem ser realizadas em períodos chuvosos, pois não terão a qualidade adequada. Por isso, o ideal é o deslocamento da mão de obra para outras atividades, em áreas internas.


Alguns profissionais optam por realizar acabamentos internos, porém, deve-se verificar se as paredes não estão muito umedecidas, pois o resultado pode ser prejudicado quando a umidade está elevada, mesmo nesses ambientes.


Priorize a segurança


Essa dica pode parecer óbvia, mas não é. Durante reformas em períodos chuvosos, escolha sistemas construtivos e equipamentos que não apresentem tantos riscos, como o de desmoronamentos, movimentações, quedas, choques e descargas são intensificados nessas situações.


Também é importante atentar em evitar que as ferragens fiquem em espaço aberto, por conta da possibilidade de incidência de raios. Nessas condições, os equipamentos e os armazenamentos não devem ser planejados tendo o custo como foco principal, mas sim, a segurança.


Conselho: contrate mão de obra especializada


A contratação de mão de obra especializada proporciona maior segurança, reduzindo o número de acidentes em obras e reformas, a capacitação possibilita que as atividades sejam desempenhadas corretamente, em relação aos procedimentos de segurança, garantindo um resultado de maior qualidade. Com isso, são evitados diversos problemas, como atrasos e acidentes.


As chuvas aumentam exponencialmente a chance de acidentes, atrasos e prejuízos, por isso, é tão importante ficar atento a essas dicas, para que sua obra saia como o esperado.


Gostou das nossas sugestões? Então siga a Alugalogo nas redes sociais, e fique por dentro de assuntos da construção civil, locação de equipamentos, e muito mais!


Facebook: facebook.com/alugalogo

Instagram: instagram.com/alugalogo

LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/


#Alugalogo #digitalização #mundocompartinhado #digital #caçamba #períodochuvoso #chuva #entulho #obra #construçãocivil