Como realizar o transporte e o correto manejo de terra


Um dos primeiros fatores que analisamos quando vamos alugar um equipamento, é o preço, depois disso, analisamos outros fatores objetivos também como, qualidade, funcionalidades. Mas não podemos esquecer de analisar também fatores subjetivos, como, por exemplo, impacto ambiental do da utilização do maquinário.


Imagine a seguinte situação: você alugou um caminhão basculante para fazer transporte de resíduos de uma obra que está executando. Após a finalização do trabalho, você sabe para onde essa terra e entulho serão destinados para descarte?


Muitas vezes, os restos de materiais das obras de construção e reforma são descartados ilegalmente em vias públicas, terrenos baldios, à beira de rios e córregos, e lixões.


Pensando nisto, vamos tratar no artigo de hoje, a importância de contratar empresas responsáveis no descarte de resíduos e como esse manejo deve acontecer, confira.


O que é entulho?


Entulho é qualquer material residual da construção, reforma, escavação ou demolição. Alguns exemplos desse tipo de resíduo são, restos de tijolo, madeira, serragem, areia, terra, gesso, concreto, aço, isopor, plástico e papelão.


O ideal, é que, se possível, o entulho seja reciclado, como forma de poupar, e preservar o meio ambiente, porém, se não for possível, é preciso dar destinação correta a ele, para que o meio ambiente não seja afetado.


O que a legislação brasileira dispõe sobre o manejo de resíduos e entulhos?


Em 2010, entrou em vigor, a lei 12.305, que instituiu e dispôs sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela atribuiu aos geradores, transportadores e administradores municipais a responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos da construção civil.


Ao construtor recaiu a responsabilidade de implantar planos para gerenciamento de resíduos em suas obras, reduzir a geração de entulhos e o desperdício de materiais, e ainda, reutilizar, reciclar, e quando necessário, descartar os restos de forma adequada, sob pena de multa.


Os transportadores, como as empresas locadoras de caminhões basculantes, caçambas, também ficaram responsáveis pelo destino dado aos resíduos das obras, devendo destiná-los de forma correta para reciclagem ou aterros.


Isso quer dizer que, ao alugar um maquinário com uma empresa, você deve saber exatamente qual será a destinação dada aos resíduos da obra, caso contrário, quem contratou o serviço, também pode ser responsabilizado pelo manejo incorreto dos materiais.


Por que é importante dar destinação correta aos entulhos e resíduos?


A correta destinação e tratamento dos resíduos das obras e reformas é necessária para evitar o assoreamento e poluição dos rios e mananciais, enchentes, contaminação do solo, a proliferação de insetos, roedores e outros microrganismos causadores de doença e, sobretudo, para diminuir a quantidade de rejeito produzido.


Além disso, quem não cumprir as exigências legais de manejo e descarte, está sujeito às sanções legais previstas.


O que fazer com os resíduos da construção civil?


Os resíduos da construção civil devem ser reciclados ou reutilizados – como é o caso de blocos, telhas, azulejos, madeiras, papelão etc.


Restos de materiais inflamáveis ou que possam causar danos à saúde humana e/ou contaminação ambiental, como tintas e solventes, devem ser encaminhados para áreas de transbordo e triagem ou aterros industriais.


A reutilização e reciclagem de entulhos está se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade das empresas, pois além de diminuir o impacto ambiental reduz custos. Por isso, uma boa gestão de resíduos é essencial durante a realização do trabalho, no canteiro de obras, para evitar desperdícios e fazer a correta separação para posterior reuso ou reciclagem de entulhos, diminuindo a quantidade de material destinado aos aterros.


Escolha empresas conscientes e que façam o descarte correto de resíduos

Como você já observou, o transporte e manejo correto de terra e resíduos, além de ser uma questão ambiental, é também uma questão legal. As empresas que fizerem o manejo de materiais de forma indevida, serão responsabilizadas perante a lei.


Por isso, é tão importante escolher uma empresa consciente e responsável, para no final das contas, o barato, não sair caro. A Alugalogo, tem parceiros que fazem a destinação correta dos resíduos, para que você não precise se preocupar. Estamos sempre atentos à gestão e proteção do meio ambiente, além de oferecermos equipamentos de ponta, pelo melhor preço.


Acesse a página inicial do nosso site e cadastre seu pedido para locação de caçamba para melhor manejo do seu entulho!


Facebook: facebook.com/alugalogo

Instagram: instagram.com/alugalogo

LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/


#Alugalogo #digitalização #digital #caçamba #entulho #obra #construçãocivil