top of page

Como manter a segurança no trabalho em altura



O trabalho em altura demanda mais cuidados que um trabalho em chão firme, isto porque, há um aumento considerável no risco que a própria altura acarreta no desenvolvimento das atividades, com isso, quem vai executar trabalhos a partir de determinadas distâncias do solo, deve sempre observar as medidas de segurança e os equipamentos necessários para executar operações.


No artigo de hoje, trouxemos um guia para esclarecer quais os cuidados devem ser tomados na execução de determinadas funções em alturas mais elevadas, confira quais são.


O que é altura?


Pode ser que muitos achem a resposta para essa pergunta óbvia, mas não é, no caso da execução de trabalhos, existe uma altura que a partir dela, deve ser observadas as regras de segurança, e a altura, é de 2 metros em relação ao chão.


Nesta altura já é necessário utilizar equipamentos de proteção individual, e ficar atento ao manuseio de ferramentas, e ao risco de acidentes, principalmente as quedas.


Quais os riscos do trabalho em altura?


O maior risco, como dissemos, é o risco da queda, pois em virtude da própria altura, é um dos acidentes mais comuns. Outro risco desse trabalho, está relacionado ao manuseio dos equipamentos, que por serem manuseados em alturas maiores, podem cair causando acidentes, o que torna necessário, atenção redobrada para esses trabalhos, principalmente com ferramentas que são perfuro cortantes.


Por que os EPIs são importantes?


Cada atividade demanda cuidados especiais, e com os trabalhos em altura, não poderia ser diferente, portanto, existem vários EPIs adequados a estes cuidados, como, por exemplo:


  • Cinto de segurança tipo paraquedista: ajuda a reduzir os riscos de queda, pois faz com que o usuário tenha a força de uma eventual queda distribuída com o menor impacto em seu corpo. Esse modelo leva o nome de paraquedista porque é parecido com o equipamento utilizado pelos praticantes do salto de paraquedas.


  • Trava queda: age em conjunto com o cinto de segurança tipo paraquedista. Ele atua como uma presilha travadora, funcionando com uma função similar à de um cinto de segurança de veículos convencionais. Quando um trabalhador sofre uma queda repentina, esse equipamento entra em ação e evita maiores problemas.


  • Capacete com jugular: protege a cabeça do usuário, e, tem uma fita que passa por debaixo do queixo para dar maior proteção.


Mantenha uma estrutura segura para o desenvolvimento do trabalho


Além do uso dos EPIs, você precisa garantir um ambiente seguro para que a segurança para trabalho em altura seja eficiente. É imprescindível colocar redes de proteção no local onde os trabalhos de altura serão realizados.


Dependendo do risco da atividade, deve-se pensar na instalação guarda-corpos, que são mais seguras que as redes.


O que deve ser observado no trabalho em altura?


  1. Usar o equipamento de trabalho em altura para evitar quedas, onde há o risco;

  2. Verificar se o equipamento de superfície/acesso em uso é estável e forte o suficiente para suportar o peso da pessoa e das ferramentas;

  3. Realizar o trabalho tanto quanto possível a partir do solo, como montar estruturas e levantá-las na posição de meios de elevação;

  4. Tomar precauções quando se trabalha em ou perto de superfícies frágeis, como, por exemplo, em uma cobertura simples de telhados;

  5. Escolher o equipamento mais adequado para o tipo de trabalho que está sendo feito;

  6. Observar a proteção contra queda de objetos;

  7. Certificar-se de que o equipamento utilizado para trabalho em altura está bem conservado e inspecionado regularmente.


Com essas medidas, você garante a boa execução do trabalho, mantendo-se protegido contra eventuais acidentes.


Quer ficar sempre informado sobre assuntos relacionados a construção civil, equipamentos para obras, reformas e segurança no manuseio delas? Fique ligado nas nossas redes sociais! Trazemos sempre diversos assuntos interessantes para você ficar atualizado.



bottom of page