Cada vez mais as empresas estão criando formas de adequar a dinâmica de trabalho às práticas sustentáveis. Isso está acontecendo em razão do aumento da preocupação ambiental e também pelas exigências legais em torno do assunto.
Vale dizer também que a prática sustentável nos negócios apresenta um papel importante na visibilidade e aumento da confiança do público em relação aos serviços ou produtos comercializados.
No entanto, apesar de todos esses fatores, ainda existem muitas empresas que têm dificuldades em adequar o sistema de produção e trabalho às ações sustentáveis. Por isso, neste artigo separamos algumas dicas que podem ser aplicadas em empresas de diferentes setores, a fim de fazer com que todos possam usufruir dos benefícios de trabalhar a favor da preservação do meio ambiente.
O que é um negócio sustentável?
Em primeiro lugar, é necessário entender o que de fato é a sustentabilidade, para que então se possa traçar as características reais de uma empresa que realmente atue com base na proteção do meio ambiente.
A sustentabilidade pode ser entendida como a capacidade de uso de recursos naturais de forma consciente e equilibrada, tendo como principal objetivo atender às necessidades da sociedade sem que se cause danos ambientais que comprometam a sobrevivência dos seres do planeta.
Assim, é possível entender que um negócio ou empresa sustentável é aquela que consegue realizar o seu trabalho com equilíbrio entre o uso de recursos para desenvolver os produtos ou serviços, causando o mínimo ou nenhum dano ao planeta.
De modo geral, são empresas que já entenderam a importância da preservação do meio ambiente e passaram a atuar promovendo o desenvolvimento econômico e social concomitantemente ao uso correto dos recursos naturais disponíveis.
Dicas práticas para tornar uma empresa mais sustentável
Agora que o conceito de sustentabilidade e de empresa sustentável foi explicado, chegou o momento de conhecer como algumas empresas estão trabalhando a favor desse movimento.
É bom ressaltar que é preciso que os diferentes setores e frentes de serviços façam adaptações para que tanto o trabalho quanto o meio ambiente não sofra com as alternativas encontradas.
Veja a seguir o que pode ser feito para que uma empresa seja mais sustentável:
Aplique uma política de trabalho transparente
Ter uma política consciente significa que a empresa trabalha com uma comunicação aberta e clara com o público e também com os colaboradores. Dentro desse trabalho transparente é possível citar a divulgação de relatórios de sustentabilidade, onde a empresa mostra a sua evolução em direção ao equilíbrio que envolve questões ambientais, sociais e econômicas.
Busque alternativas para reduzir o consumo de água e energia elétrica
Uma empresa sustentável precisa buscar alternativas para reduzir o consumo de água e energia, principalmente, quando os gastos são excessivos.
O mais interessante é que algumas ações simples podem fazer uma grande diferença, como a instalação de torneiras com dispositivos economizadores, a verificação regular de vazamentos e o uso de equipamentos de limpeza com baixo consumo de água.
Em relação à energia elétrica, podemos citar a substituição de lâmpadas incandescentes por LED, o uso de sensores de presença em ambientes com pouca circulação e o desligamento de equipamentos não essenciais após o expediente. Vale ressaltar que, quando possível, fontes de energias renováveis também são bem-vindas.
Invista em treinamentos
Assim como o uso de recursos tecnológicos e renováveis, o treinamento dos funcionários também é necessário. Saiba que, quanto maior a consciência ambiental dentro da empresa, melhor será a aplicação das práticas sustentáveis.
Não se deve esquecer também que esses treinamentos são ótimas formas de expandir a mente para novas ideias, aumentando a oportunidade de aplicação de ações personalizadas e que realmente possam ser adaptadas ao negócio.
Faça uma boa gestão de resíduos
Independentemente do setor, as empresas sustentáveis devem ter uma preocupação com os materiais descartados para que eles não sejam levados para locais impróprios ou então percam a chance de serem reciclados.
Uma forma de realizar essa gestão é por meio do incentivo e aplicação da coleta seletiva, que faz toda a separação dos resíduos por meio da classificação dos materiais, identificando aqueles que podem ou não ser reciclados.
Para que isso aconteça, é preciso que exista uma política interna e uma ação em conjunto entre empresa e funcionários. Além disso, também é necessário a contratação de empresas licenciadas de caçambas de entulho, que farão o trabalho de coleta e descarte do entulho gerado.
A Alugalogo tem a plataforma ideal para que a sua empresa faça a gestão eficiente de resíduos e passe a ser mais sustentável. O sistema faz a conexão entre você e uma empresa licenciada que aluga caçamba de entulho.
O ponto positivo é que ao contratar o serviço pela plataforma da Alugalogo, você tem a certeza de estar agindo a favor do meio ambiente, protegendo a natureza e a vida das futuras gerações.
Comments