A saúde no canteiro de obras

O que é mais importante na vida de uma pessoa? Numa resposta rápida, isso vai depender do que cada pessoa tem como foco. E você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com construção civil e canteiro de obras? Tudo!


Vamos falar nesse artigo sobre saúde, algo fundamental para nossa vida. E para abordarmos esse assunto, não há como deixar de falar sobre segurança e medicina no trabalho e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).


Medicina e segurança do trabalho


É o conjunto de práticas de manutenção do ambiente e atividades ocupacionais para garantir a saúde e integridade dos profissionais da empresa.


Tais medidas são obrigatórias e previstas no capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com aprovação pela Lei nº 6.514/1977.


A medicina do trabalho é uma especialidade médica que promove a saúde como prevenção de doenças e riscos ambientais, melhorando a qualidade de vida de qualquer profissional, algo que vai além da prevenção de acidentes.


O médico do trabalho avalia as condições de saúde do trabalhador e do local de trabalho. Cabe a ele relatar, por meio de análise e exames clínicos, se o colaborador está apto a exercer determinada função. Na admissão e demissão de um trabalhador, devem ser feitos exames que atestam a capacidade ou incapacidade para tal função.


Já a segurança do trabalho tem a ver com a preservação da integridade física do trabalhador. Ela atua na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.


Na verdade, medicina e segurança do trabalho caminham juntas para o bem estar tanto do empregado como do empregador. É toda uma equipe de médico e enfermeiro do trabalho, engenheiro e técnico de segurança que fazem ações para fornecer a todos um ambiente seguro.


Cada local de trabalho tem a sua particularidade


Quando o assunto é canteiro de obras, é preciso estar um pouco mais atento às questões de segurança, porque os profissionais que estão ligados a essas atividades correm riscos de acidentes de trabalho e problemas de saúde talvez maiores do que profissionais de atividades administrativas, por exemplo. O médico do trabalho e o engenheiro de segurança vão auxiliar nessas questões.


Os EPIs são imprescindíveis na construção civil, pois ajudam na prevenção de acidentes de trabalho que podem gerar incapacidade momentânea, permanente ou até levar à morte.


Todo profissional que trabalha em um canteiro de obras, do engenheiro ao servente de pedreiro, deve ser responsável tanto com sua vida como a vida e o trabalho dos colegas.


De acordo com o artigo 166 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas são obrigadas a oferecer gratuitamente os EPIs sempre que as medidas gerais não ofereçam segurança total aos colaboradores. E no canteiro de obras, isso não é diferente.


Os EPIs mais importantes são:



  • Máscaras e respiradores

  • Capacetes de segurança

Divididos em 3 tipos:


- Tipo I capacete com aba total

- Tipo II capacete com aba frontal

- Tipo III capacete sem aba


E separados em 2 classes, de acordo com a NBR 8221:


- classe A sem isolamento térmico

- classe B com acabamento à base de polímero isolante, que evita danos por choques elétricos.


  • Luvas de segurança

  • Óculos de proteção

  • Cinturões de segurança: obrigatórios para profissionais que trabalham em andaimes, escadas e plataformas numa altura superior a 2 metros.



  • Calçados: podem ser impermeáveis, de couro, de biqueira de aço ou composite.

  • Protetores auditivos: de uso obrigatório pela NR 15 (insalubridade) devido aos ruídos acima de 85 dB. Existem 3 tipos: protetores circum-auriculares: formato de concha e cobrem toda a orelha. Protetores auriculares de inserção: conhecidos também como os plugues que podem ser descartáveis ou reutilizáveis após higienização. Protetor semi-auricular: abafador côncavo que envolve parcialmente as orelhas.


O que é CIPA?


Equipe que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ela é composta por representantes do empregador e dos empregados de acordo com as normas vigentes na empresa.


São ações da CIPA:


  • Identificar qualquer tipo de irregularidade no ambiente de trabalho.

  • Fiscalizar as ações de segurança da empresa e dos trabalhos realizados e acompanhar ações em casos de acidentes.

  • Desenvolver normas regulamentadoras e planos para prevenção de acidentes, promovendo treinamentos e cursos para os colaboradores.

  • Promoção de campanhas sobre hábitos saudáveis, e outras campanhas contra o alcoolismo, assédios moral e sexual, bem como campanhas sazonais como Outubro Rosa e Novembro Azul.


Lembre-se: saúde é fundamental!


Qualquer bem material pode nos faltar, saúde não! Cuide-se.


Procure ajuda quando não estiver se sentindo bem, não só fisicamente como mentalmente. Se na empresa em que você trabalha, tiver um médico do trabalho, converse com ele. Diga o que está sentindo. Caso contrário, procure o RH e, se tiver um psicólogo, ele também pode ajudar nas questões emocionais ou indicar a empresa parceira de medicina do trabalho.


Entretanto, se você ainda tem receio de falar sobre isso na empresa que trabalha, procure um médico por conta própria. Porque o “calo dói somente em nosso pé”...


Hoje, as mulheres estão cada vez mais dentro do canteiro de obras, mas ainda assim a predominância masculina no setor é grande e o preconceito em relação a diversas doenças ainda existem.


Faça exames regularmente




É bom fazer pelo menos exames de sangue, fezes e urina uma vez ao ano. De acordo com cada empresa, o médico do trabalho fará a exigência anual de algum tipo de exame. Caso não tenha um plano de saúde, procure um posto de saúde perto da sua casa.


Homens, a partir dos 40 anos, devem fazer regularmente o PSA e o exame de toque para prevenção de câncer de próstata. Se descoberto no início, ele tem cura!


Mulheres, façam autoexame de mamas regularmente. Anualmente, é preciso fazer o Papanicolau, exames de sangue para análise da tireoide. Não se esqueçam de que a mamografia é de suma importância a partir dos 40 anos.


Gostou desse artigo?


Quer saber mais sobre construção civil e assuntos relacionados? Continue acessando os conteúdos da Alugalogo e não se esqueça: Vai fazer uma obra grande ou pequena reforma? Faça já seu orçamento! Caçamba regularizada de acordo com a legislação vigente é na Alugalogo.