A importância do trabalho voluntário para o alcance dos ODSs e para viabilizar o trabalho das ONGs


A Alugalogo se preocupa muito com assuntos como sustentabilidade, bem-estar social dentre outros assuntos relevantes para promoção de mudanças positivas no mundo. Não à toa, desenvolvemos um projeto chamado Alugalogo “Todos por todos”, que tem intuito de contribuir com o trabalho de 5 ONGs de diferentes áreas de atuação.


Mas além da nossa ajuda, também é possível ajudar com o trabalho voluntário, que é imprescindível para a promoção dos ODSs e manutenção do trabalho das ONGs. Por isso, neste artigo vamos explicar o que são os ODSs, o que é trabalho voluntário, e a importância dele para as ONGs. Confira mais detalhes lendo o texto abaixo!


O que são os ODSs?


ODS é a sigla que significa - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, esses objetivos fazem parte de uma campanha da ONU, a Organização das Nações Unidas, para promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir alguns objetivos.


São 17 objetivos atualmente. Entre eles, temos objetivos como educação de qualidade, vida na água e energia limpa e acessível. A partir deles, a ONU pretende promover uma agenda de desenvolvimento que vise garantir um futuro melhor para a humanidade quanto para o planeta Terra.


O que é trabalho voluntário?


Segundo definição da própria ONU, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos..."


Ou seja, é a prestação de serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realizando um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa.


Como o trabalho voluntário pode contribuir para os ODSs?


O voluntariado pode contribuir para os ODSs em todas as áreas temáticas e de várias maneiras, inclusive contemplando mais de um objetivo por vez. Inclusive, no objetivo 17, é mencionado explicitamente grupos de voluntários como atores para a implementação de todos os objetivos.


Os voluntários podem fornecer conhecimentos técnicos, podem também desenvolver competências e habilidades e melhorar a empregabilidade, especialmente dos jovens e das pessoas com acesso limitado ao mercado de trabalho. Além disso, voluntários que têm um histórico comprovado de boas atitudes, são ótimos catalisadores de mudanças comportamentais. Isso se aplica, por exemplo, a questões como a igualdade de gênero, água limpa e saneamento, consumo responsável, etc.


Atividades relacionadas aos ODSs para voluntários:


  • Fornecer conhecimentos técnicos especializados;

  • Formar comportamentos e atitudes, ajudando a agenda a ser verdadeiramente transformadora, reforçando o conhecimento e a vontade de contribuir localmente para os ODS;

  • Desenvolver competências em diferentes áreas dos Objetivos através da transferência de conhecimentos e experiências, buscando também facilitar a divulgação de conhecimentos especializados locais;

  • Coletar dados, avaliar o progresso dos ODSs e aumentar o conhecimento local através de formulários participativos de monitoramento.


A importância do trabalho voluntário para as ONG’s


Como já sabemos, as ONGs são organizações não governamentais, elas são entidades privadas sem fins lucrativos, criadas com o propósito de defender e promover uma causa política. Essa causa pode ser de qualquer tipo: direitos humanos, direitos animais, direitos indígenas, gênero, luta contra o racismo, meio ambiente, questões urbanas, imigrantes, entre muitos outros.


Como não possuem fins lucrativos, as ONGs precisam buscar formas alternativas para continuar em atividade. Para isso, contam com o apoio financeiro de outras entidades privadas, de pessoas físicas, e até mesmo do governo.


No caso das pessoas físicas, é que entra o trabalho voluntário, ele é essencial para a manutenção das ONGs, pois, como dissemos, essas entidades não possuem fins lucrativos e precisam de suporte pessoal para a realização dos trabalhos. Um exemplo de ONG que se mantém com trabalho voluntário é o médico sem fronteiras, que conta com o tempo e a dedicação de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde para ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo.


Sem a doação do trabalho desses profissionais, o projeto não seria possível, pois o pagamento de remuneração a esses trabalhadores inviabilizariam a manutenção da própria ONG, por isso, o trabalho voluntário é essencial para viabilizar não só o trabalho das ONGs mas também é uma forma de alcançar os ODS.


Gostou do artigo? A Alugalogo tem um projeto social que vai ajudar ONGs de diferentes áreas de atuação. Conheça mais sobre projeto Alugalogo Todos por Todos nas nossas redes sociais!


Facebook: facebook.com/alugalogo

Instagram: instagram.com/alugalogo

LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/


#Alugalogo #digitalização #ODS #digital #caçamba #social #todosportodos #ONG #construçãocivil