A diferença entre entulho e lixo


O entulho, conhecido como caliça ou metralha, é formado por um conjunto de fragmentos de tijolos, latas de tinta, sacos de cimento, pedaços de concreto, pedras, entre outros materiais resultantes da construção, reforma ou demolição de prédios e residências. Comumente, esse entulho é considerado um resíduo da construção civil, sendo que diversos itens podem ser reciclados para a produção de agregados ou para outras finalidades (ex.: papel e metal).


Diferença do entulho da construção e da demolição


O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo.




Impacto do descarte incorreto


Além de um desperdício de recursos, o entulho é um dos grandes vilões do ambiente urbano, podendo se tornar um vetor de doenças como dengue, febre amarela e chamariz de insetos e roedores. Além disso, quando descartado indiscriminadamente em rios, córregos e represas, ele eleva o seu leito (assoreamento) culminando com enchentes e riscos de desabamento de residências próximas ao rio.


Aliado a isso, visto que a construção civil é um dos principais motores da economia, há uma tendência de que a quantidade de entulho descartada reflita o momento opulento da economia, exigindo mecanismos e ferramentas para geri-lo, sendo que sem eles este resíduo se torna um problema caro para o poder público municipal, responsável pelo serviço de coleta.



Reciclagem do entulho


Apesar de sua tipologia, o processo de reciclagem do entulho é semelhante a qualquer outro, ou seja, envolve, basicamente, a seleção dos materiais recicláveis e a trituração em equipamentos apropriados, sendo este tratamento um poderoso motor para o desenvolvimento sustentável, além de ser uma oportunidade de trabalho e de negócio. Analisando por outro ponto de vista, uma vez que a construção civil é responsável por 1/3 dos gases lançados na atmosfera em todo o mundo, sendo assim um dos setores que mais poluem no planeta, a introdução de processos de tratamento e reaproveitamento dos resíduos da construção é de vital importância para a redução das emissões de gases efeito estufa do setor. Algumas cidades do país utilizam o entulho para aterrar os resíduos domésticos nos aterros sanitários, um exemplo, a cidade de Belém, economizando assim recursos públicos e contribuindo para solucionar o problema do descarte incorreto. Outras reutilizam o entulho em obras, servindo de base para asfalto, de cobertura para a manutenção de estradas rurais, de piso, ou na construção de praças, parques e jardins. A economia que o entulho reutilizado pode gerar é de até 80% frente a utilização de material novo na obra.


Entulho não é sinônimo de lixo!


O que poucas pessoas sabem é que entulho não é sinônimo de lixo, sendo assim ele não pode ser descartado na coleta semanal normal.


  • Lixo orgânico: é todo o material de descarte de origem biológica, ou seja, de origem animal ou vegetal, como resto de alimentos, sementes, ossos e óleos e gorduras, podendo ser transformados em adubo como no caso dos restos de alimentos, ou sabão em barra, no caso do óleo.

  • Lixo inorgânico: é todo o material que não é produzido pelo homem, classificados como papel, plástico, vidro e metal. Fácil de identificar pelas lixeiras coloridas de coleta seletiva.



A principal função da separação do lixo orgânico do lixo inorgânico é fazer com que seja feita a reciclagem, pois o lixo inorgânico só é reciclado quando encontra-se limpo e seco, pois se não estiver nestas condições ele é reprovado no processo de triagem, que é o caso do papel higiênico e o recipiente plástico de agrotóxico.


Tanto o lixo orgânico quanto o lixo inorgânico são retirados pela prefeitura, através de empresas coletoras.


Como agora você já sabe a diferença entre lixo orgânico, lixo inorgânico e entulho, faça a diferença. Contrate uma empresa certificada pelos órgãos ambientais da sua cidade para remoção de entulho da sua obra, construção e/ou reforma.


Facebook: facebook.com/alugalogo

Instagram: instagram.com/alugalogo

LinkedIn: linkedin.com/company/alugalogo/


#Alugalogo #digitalização #digital #caçamba #lixo #entulho #obra #construçãocivil